quarta-feira, 4 de setembro de 2013

POSTADO NO BLOG DO PROFº JUNIOR LIMA

A Unidade Regional de Educação de Chapadinha - URE,   no intuído de dar concretude ao projeto de oficinas de teatro nas escolas da rede estadual do Maranhão sob sua jurisdição, acaba de firmar parceria com o jornalista e ator profissional Victor Hugo (foto). Victor Hugo é ator profissional registrado pelo Sated - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do estado de Pernambuco - PE. É ele quem, mediante os termos da parceria firmada com a Regional de Educação de Chapadinha, assume, a partir da presente data, a incumbência de promover, nas escolas estaduais do município de Chapadinha, por um período de 24 meses (2 anos) as oficinas de teatro e os cursos de dramaturgia voltados para a formação dramática e artística dos alunos matriculados na área de atendimento prioritário do sistema de ensino estadual. 
Victor Hugo tem uma bagagem sólida e vasta experiência na área. Já trabalhou com a equipe do maior teatro a céu aberto do mundo, a Paixão de Cristo, localizado na cidade de Nova Jerusalém, no estado do Pernambuco e desenvolve e coordena projetos artísticos por todo o país.  Segundo ele, a ideia (expectativa) é que o projeto abraçado pela URE de Chapadinha, ganhe contorno e abrangência estadual. Mas, ressaltou,esta decisão, em última instância, depende muito mais do poder executivo do Maranhão do que de sua vontade e interesse. Por enquanto, teremos uma versão tipo "projeto-piloto", com garantia de todo apoio necessário para a implementação, execução e desenvolvimento do projeto nas escolas estaduais do município de Chapadinha.  
 
O projeto de oficinas teatrais - intitulado de Projeto Teatro -  envolve, além das oficinas propriamente ditas,  cursos de arte dramática, com foco nas teorias clássica e contemporânea do teatro. Está dividido em módulos de estudo e terá duração de 24 meses.  As vagas, por enquanto, são limitadas: apenas 20 alunos serão selecionados pelo próprio professor Victo Hugo. A previsão para início do curso  é, já, neste 13 de setembro do corrente ano e o local de formação (onde o curso será ministrado) será a própria sede da Regional de Educação de Chapadinha.
A seleção dos alunos, segundo consta na ficha de inscrição, ocorrerá no dia 9 de setembro, na própria sede da URE de Chapadinha e constará de avaliação de habilidades específicas para a arte dramática a partir de um texto - base entregue ao aluno-candidato no momento do teste.  O processo será realizado por ordem de chegada dos candidatos e o resultado será publicado em formato impresso, em dia seguinte à realização da seleção, na própria sede da URE, cabendo ao candidato inscrito o acompanhamento das informações sobre o resultado.  A lista impressa com os nomes dos alunos selecionados informará ainda 5 excedentes. O candidato seletivado e aprovado terá o prazo de 1 (um) dia para apresentar-se à coordenação do projeto Teatro e, caso não se apresente, perderá a vaga para o excedente informado na lista. 
Deixe seu comentário aqui no blog para que possamos saber o que você, leitor, pensa sobre a iniciativa da parceria entre URE  e o ator Victor Hugo e o Projeto Teatro nas escolas da rede estadual de Chapadinha. 
Um abraço!
 
Texto da Materia: na integra
Blog: http://educacaouniverso.blogspot.com.br/2013/09/ure-de-chapadinha-firma-parceria-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário