quarta-feira, 11 de março de 2015

MERCADO PARA O TÉCNICO EM ARTES CÊNICAS (TEATRO)

Portaria CEE/GP nº 284 de 16/09/2009.
Aplicação:
O egresso do curso de Técnico em Arte Dramática poderá trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, teatros, estúdios de rádio, televisão e cinema, instituições recreativas e em escolas de arte teatral, dando aulas de aperfeiçoamento, especialização ou atualização ou ainda como dublador em rádio, cinema e televisão. Poderá também atuar como produtor.
O exercício da profissão de ator exige registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) antiga DRT.

Panorama de mercado:
O mercado de trabalho de artes é extremamente exigente e requer profissionais com sólida formação, habilidade de autodesenvolvimento para planejar sua ação, capacidade de atuar de forma crítica e criativa e flexibilidade para adaptar-se a mudanças. Dessa forma, o curso em questão contempla competências profissionais referentes à visão empreendedora necessárias para o desenvolvimento de ações inovadoras no mercado de trabalho.

A oferta de empregos na área vem crescendo nos últimos anos, graças ao interesse da iniciativa privada. Os incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas que aplicam recursos no patrocínio de projetos culturais oferecem inúmeras oportunidades aos atores. Como facilitador para ingresso e atuação no mercado de trabalho, o ator conta com associações ou cooperativas profissionais, constantemente consultadas por agências de publicidade que contratam atores para representação em comerciais. O incremento no setor de entretenimento também faz crescer as oportunidades de trabalho em televisão, considerando principalmente o crescimento do setor representado pelas emissoras de TV a cabo e comunitárias.

Para atender às exigências desse mercado, o curso do Senac aponta para a formação de profissionais que, além da consciência de seu papel social, do domínio da arte de interpretar, do uso adequado das técnicas teatrais e recursos gerenciais para viabilização de projetos, apresentam atitude de permanente busca para sua atualização e aperfeiçoamento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário