quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O TEATRO DO ABSURDO

O "Teatro do Absurdo" começa em 1986, com a farsa de Alfred Jarry, Ubu Roi, que causa um grande escândalo, tantos por seus despropósitos, como por sua linguagem e intenções satíricas.

E continuada por Guillaume Apolinaire ( As Mamas de Teresias) pelos Surrealistas, mas vem a ter seu florescimento na França, especialmente com Eugene Ionesco ( nascido na Roménia, mas naturalizado Francês ), com obras como a lição, A cantora Careca, Os rinocerontes, dentre outras.Que valeram sua eleição, para membro da academia Francesa.

Outra grande expressão desse teatro é o irlandês Samuel Beckett, outro expatriado, que igualmente viveu em paris e escreve principalmente em Francês, e é autor de uma obra prima, "Esperando Godot", e do monodrama "A Ultima Gravação de krapp".

Já no Brasil, José Joaquim de campos Leão, Corpo Santo ( 1829-1883), tem sido considerado pela critica como um dos mais poderosos e imaginativos dramaturgos brasileiros de todos os tempos, e "um dos precursores do atual teatro do absurdo que tenham surgido, no mundo inteiro, no seculo passado".






Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário