quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO TEATRO NAS ESCOLAS PUBLICAS


A Importância no Ensino do Teatro nas Escolas Publicas:


A categoria do Teatro-Educação é mais recente no Brasil, mais sua reivindicação já era cogitada desde a década de 1950. O próprio termo arte educação já passou a ser empregado como proposta de lei: 5.672/71, porém o firmamento com a relação do teatro, como área de conhecimento, durou certo tempo para ser aplicado. 

Em Alguns países, o teatro chega a ser obrigatório no currículo, como em Portugal. No Brasil, a modalidade ainda não está coligada as unidades da rede publica como obrigatória, e sim, somente a algumas escolas privadas.

O Teatro é um campo onde se pode operar o aprofundamento da percepção, criando maneiras de analisar que podem mais tarde auxiliar na transformação humana, já que os grandes problemas da representação teatral não se distinguem dos grandes problemas da vida.

Desde os Tempos passados o teatro vem sendo abordado com o intuito de educar.

A Escola é um ambiente de conhecimento e aprendizagem, assim as artes como: A música, dança, pintura, literatura e o Teatro, passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança.

Quando trabalhado o teatro em sala de aula, podemos perceber o desenvolvimento do aluno em diversos níveis, tais como: criatividade, crescimento emocional e cognitivo.

O aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, desenvolve o vocabulário, oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, a ética, a interdisciplinaridade, incentiva a leitura, além de fazer com que o aluno coopere, se relacionado melhor com seus colegas, e adquirindo autoconfiança.

Então são inúmeras as vantagens em trabalhar o teatro em sala de aula.





Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com
P/aulas em Escolas, Palestras, Conferências e Debates, com certificado com validade em todo o Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário