A sociedade na qual vivemos sempre foi extremamente violenta e
sem princípios básicos do saber tratar bem e do que vem a ser uma boa
educação. Contudo através da arte do teatro, vemos uma melhoria do que podemos
chamar de qualidade de vida no meio social: no tratamento com os outros, no
dialogo, na interação, e na desenvoltura do falar em público. O Teatro Serve
como ferramenta fundamental para a construção de novos saberes culturais,
intelectuais e morais, jamais vistos em sua totalidade, “como uma experiência
dignificante e transformadora do ser criador que vive e pulsa em casa um de nós”.
Ivo Rodrigues é o Fundador e o Presidente da Associação de Teatro de Olinda, e
para ele o teatro mexe com o publico e é algo revolucionário, pois
interagi com um sistema falido e cheio de problemas e ao mesmo tempo forma
jovens e da outra visão da realidade que não aquela vivida e sentida por
eles. Já um dos membros do grupo IFÁ-RHADHÁ- DE ART´ NEGRA o Vagner, no
qual trabalha contra o preconceito do negro com o próprio negro e do branco com
uma visão menos simplista do que vem a ser a negritude no Brasil e seus
problemas sociais que estão impregnados até os dias atuais, vem fortalecer
através de estudos e pesquisas que o próprio grupo se propõe a fazer, levando
apresentações para escolas, ambientes públicos e privados. E sempre nessa
perspectiva da visão do publico sobre o espetáculo a ser confeccionado e
mostrado a todos. Nunca como uma obra acabada e sim como algo a ter uma
continuidade e uma permanência no cenário teatral que é tão concorrido e
disputado. Quando falamos, numa forma de teatro mais político social e como
transformador de uma dita sociedade que ainda sofre as mazelas do passado. O
Vagner lidera esse grupo que é uma remanescência do grupo do Ivo. O Oséas Borba
Neto é o diretor geral e fotografo da empresa Grupo Cultural João Teimoso e da
empresa Agência de Talentos de Pernambuco, e para ele o Teatro reverberá no
cenário imidiatico Brasileiro como um todo, e ao mesmo tempo citou um literato
Brasileiro (Luiz Fernando Veríssimo) e um teórico (Augusto Boal) que criou o
teatro do oprimido no Rio de Janeiro como uma referencia para o teatro do qual
ele busca sempre em suas leituras e em suas excursões. Contudo relatou da
importância do ator se desprender de si próprio e se abrir para o mundo, só
desta forma ele poderá ser completamente livre de fato, de corpo, alma e
espírito, para assim construir uma outra vida, daquela já existente e
coexistente. Assim ser cidadão não é simplesmente conseguir viver em sociedade,
e sim é conseguir transformar o meio em que você vive em algo melhor e prospero
para você e para os outros ao seu redor. Entretanto o Ator, diretor de Teatro,
cenógrafo, e vice-presidente do Sated-PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos de
Diversão do Estado de Pernambuco) Vavá Paulino, diz que o teatro não tem essa
característica de ser social ou transformador,
e sim revolucionário e contra um modus operandi que só visa o lucro como fator
final, e não os problemas sociais marcantes do país. Todavia vemos que o setor
das artes cênicas em nosso país esta cada vez enveredando para essa área social
por problemas de caráter local pura e simplesmente. E não porque o teatro virou
uma sala de psicologia ou de filosofia aplicada da realidade. E sim porque o
teatro tem o poder de contagiar no exato presente. No exato momento que é
manifestado junto com a plateia. Com isso tem o poder de maior sensibilização
de falar de temas polêmicos, que outros meios de comunicação ficam a mercê de
regras pré-escritas e pré-estabelecidas. Assim o teatro fica mais livre por não
está preso amarras do poder publico ou privado, e sim as suas próprias
ideologias e idiossincrasias.
Devemos olhar mas para dentro de nós mesmos e nos ver sempre, e
saber de fato, o que queremos, o que ansiamos, e o que buscamos para as nossas
vidas enquanto seres pensantes e transformadores da sociedade. A nossa mente
não para de pensar, e nunca sempre queremos ficar só no obvio, por mais
interessante que ele possa ser, queremos sempre imaginar sobre ele, e criar
nossas próprias conclusões a cerca do que de fato pensamos ou imaginamos.
Imaginamos um mundo mais completo, mais cheio de realizações e de grandes
planejamentos. Quem sabe num futuro próximo passamos entender mais como as
culturas são formadas e como o teatro mexe tanto com cada um de nós, e como são
geradas as transformações pessoais de cada ser?
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