segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O TEATRO NA ESCOLA NO ENSINO FORMAL

O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam,
observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando
com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na
construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do
cotidiano.
A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente
em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana
de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.
Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os
processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes
no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz-de-conta
e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda.
O jogo pode ser entendido também como um “jogo de construção”14 . O jogo de
construção não é uma fase da evolução genética mas sim um instrumento de aprendizagem
com o qual a criança opera, promovendo o desenvolvimento da criatividade, em direção à
educação estética e praxis artística. O jogo teatral é um jogo de construção em que a
consciência do “como se” é gradativamente trabalhada, em direção à articulação de uma
linguagem artística — o teatro.
O teatro favorece aos jovens e adultos possibilidades de compartilhar descobertas,
idéias, sentimentos, atitudes, ao permitir a observação de diversos pontos de vista,
estabelecendo a relação do indivíduo com o coletivo e desenvolvendo a socialização.
A experiência do teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a
tolerância, a convivência com a ambigüidade. No processo de construção dessa linguagem,
o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação
criadora com a prática e a consciência na observação de regras. O teatro como diálogo entre
palco e platéia pode se tornar um dos parâmetros de orientação educacional nas aulas de
teatro; para tanto, deverá integrar-se aos objetivos, conteúdos, métodos e avaliação da área.

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