quarta-feira, 8 de abril de 2015

Impeachment: descubra como Dilma poderia perder o cargo e quem assumiria a Presidência PUBLICADO EM 19/02/2015 ÀS 14:58 POR PAULO VERAS EM NOTÍCIAS

Por Paulo Veras, repórter do Blog de Jamildo
Reeleita em outubro do ano passado com 54,5 milhões de votos, o equivalente a 51,64% do eleitorado, numa disputa extremamente acirrada, a presidente Dilma Rousseff (PT) não completou nem dois meses de seu segundo mandato e parte da oposição já tem ventilado a possibilidade de um impeachment. O processo para depor um presidente da República, porém, é complexo, depende de uma confluência de fatores e se arrasta por semanas até que o Palácio do Planalto tenha definitivamente um novo ocupante.
Se Dilma fosse deposta, o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) automaticamente assumiria o cargo. Uma nova eleição só seria convocada se Temer também perdesse o mandato ou renunciasse.
Nesse caso, as novas eleições poderiam ser diretas e realizadas em três meses, se a deposição ocorresse nos dois primeiros anos do mandato presidencial; ou indiretas, com o novo presidente sendo eleito em 30 dias pelo Congresso, caso o impeachment acontecesse no segundo biênio da gestão.
http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/02/19/impeachment-descubra-como-dilma-poderia-perder-o-cargo-e-quem-assumiria-presidencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário