quarta-feira, 16 de junho de 2021

TRANSPORTE COLETIVO PRA CHAPADINHA

 TRANSPORTE COLETIVO EM CHAPADINHA


meus amigos e minhas amigas leitores do IPC CHAPADINHA.


É de suma importância e relevância que a cidade de CHAPADINHA no Maranhão em conjunto com a sua gestora Municipal, viabilizem uma estrutura organizada e pensada do primeiro coletivo de ônibus da história da cidade de CHAPADINHA.


Não dá como pensar uma cidade onde as pessoas vivem isoladas em seus bairros. Dependendo unicamente do transporte particular pra se deslocar na mesma.


A Cidade tem que evoluir e respeitar o direito de ir e vir de todos os chapadinhenses.


Temos uma cidade que é chapadinha com quase 100 mil habitantes. 


Com um raio de distâncias que ultrapassam 10 km, imagine pra uma pessoa que mora nas mil casas, na vila izamara, no recanto dos passaros, e da zona rural de CHAPADINHA, pra ir pro centro de chapadinha resolver qualquer coisa.


Além do sol escaldante todos os DIAS, o cidadão tem que se humilhar, e até pedir carona a terceiros que tenham transporte. Pelo simples fato do munícipio de CHAPADINHA não providenciar tal ação na cidade de abrir uma licitação e trazer uma livre concorrência de empresas de ÔNIBUS interessadas a se instalar na cidade, com uma contrapartida da prefeitura subsidiando o empreendimento e vendo a viabilidade técnica que acredito eu como jornalista que é total. Já que a cidade não nenhum coletivo de ônibus com paradas estratégicas e no qual precisará de um estudo de mapeamento geográfico da região englobando porque não a zona rural da região( chamada popularmente de interior e onde o pessoal vai de pau de arara das piores formas possiveis).


Para quem mora nas mil casas em chapadinha o táxi cobra 25 reais pra ir para centro e 25 reais para voltar totalizando: (R$ 50 REAIS DIA)


SE VOCÊ TRABALHA NO MATEUS E MORA NAS MIL CASAS E PEGA TÁXI TODOS OS DIAS PRA CHEGAR EM CASA IRÁ GASTAR 1000 REAIS MÊS. SE CONTAR DE SEGUNDA A SEXTA SEM O SÁBADO E O DOMINGO.

 

E MESMO QUE NÃO PEGUE E VENHA DE QUALQUER JEITO: DE CARONA, de bicicleta, de carro próprio ou de moto. Não é fácil.


 O seu dia de trabalho será mas desgastante se tivesse a certeza de estar numa parada de ÔNIBUS e confortalmente ir para o seu bairro, pagando um preço popular.


 Este é o dever do município de colocar transporte público para a populaçao, mais o mesmo burla essa lei. No qual é o direito constitucional de ir e vir. 


Nem todo mundo tem a obrigação de ter um transporte particular. 


Cabe ao poder público promover tal ação. Para o próprio crescimento da região.


Isso não impedi que quem goste de pegar táxi ou moto táxi venha a pegar. Pelo contrário, quem gosta deste conforto e ganha melhor. Certamente permanecerá no táxi.


Mas a grande massa não AGUENTA essa submissão. A cidade de CHAPADINHA tem que evoluir meu povo. ESTE ATRASO é maléfico pra cidade e região como um todo e para qualquer outro grande empreendimento que pense em si instalar na região. É preciso uma logística séria.


Olhem. Morei em caruaru/PE em 2002. Meu pai era gerente de empresa e moramos lá um ano.lá já existia TRANSPORTE coletivo para todos os cidadãos naquela época.


Outro exemplo. Fui pra fernando de noronha pra realizar um show de imitações bancado pelo um produtor da globo. Lá passei uma semana. A cidade só tem 2 mil ilheus e é  cercada de água por todos os lados, só se chega lá de avião ou navio. E acreditem lá tinha e tem transporte coletivo de passageiros. Demora meia hora de um ONIBUS a outro chegar mais funciona. Lá na verdade são microônibus e nem tem cobrador...


Então fica ai dica chapadinha/MA.

VAMOS EVOLUIR JUNTOS


(Jornalista: victor hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário