O teatro como ferramenta de transformação social
Identidade, arte, resistência, território, festa, dignidade, inter-culturalidade, são palavras que aparecem em um relato que percorre a história recente do Chile. Entrevista de Azkintuwe a Rodolfo Nome, diretor do Centro de Desenvolvimento Humano Karukinká.
“Eu abandonei há muitos anos a idéia do artista como fantoche e me aproximo mais à idéia do artista como saneador, como um mago, que organiza as forças para procurar a cura dos espaços que toca”, disse o diretor de teatro Rodolfo Nome, líder-parceiro da AVINA.
Em 1993 foi um dos criadores da Companhia de Teatro e Animação Infantil Pimpiriflauta de Temuko, que, através da linguagem cênica, busca contribuir para a sensibilização e o respeito pelos povos originários e fomentar uma atitude de convivência inter-cultural.
Em 2002 foi um dos impulsionadores do Centro de Desenvolvimento Humano Karukinká, que trabalha através de manifestações expressivas e criativas a identidade e a memória em comunidades cujos processos culturais estão debilitados. Nos anos 80, desde Arak Mapu, participou da resistência cultural à ditadura de Augusto Pinochet.
Fuente: Azkintuwe
Autor: Hernán Scandizzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário