terça-feira, 18 de outubro de 2011

O QUE É DE FATO SER CIDADÃO?

( A PEÇA SERÁ COMPOSTA POR TRÊS MENINAS, QUE IRÃO COMPOR A CENA)
Rafaela-  O que de fato é cidadania...
Rebeca- Será que de fato sabemos representar o significado  de cidadania...
Ana- Não acredito, vocês não sabem o que é cidadania, é esta  a par de tudo que rege o direito humano. A uma vida social. Estabelecendo direitos e deveres a serem seguidos para o que chamamos como  mente de sociedade...
Rafaela- E será que essa tal Famigerada Cidadania é entendida e interpretada por todos como algo bom e proveitoso para a sociedade...
Rebeca- Veja um exemplo, ontem mesmo perguntei a minha mãe, o que ela achava de cidadania, sabe o que ela me disse: que não queria saber dessa babozeira, que o negocio mesmo era trabalhar, que isso não valia nada.
Ana- Estou no primeiro período da faculdade de jornalismo, e aprendi, que cidadania é muito mais que deveres e direitos, e ser um cidadão participativo, fiscalizador do bem público e do bem estar geral.
Rafaela- Ana, te vejo como pessoa que tem um visão ampla sobre o conceito do que vem a ser essa cidadania que tanto buscamos em nossas vidas e em nosso dia a dia, então me fala, como podemos difundir mais ainda esse conhecimento...
Ana- Minha amiga Rafaela, lhe digo, precisamos sempre buscar a educação como ferramenta fundamental, para que possamos teorizar sobre diversos temas e para buscar ações efetivas.
Rafaela- agora entendo um pouco, precisamos ter direitos sociais, além dos direitos civis e políticos...
Ana- Claro, e isso  que nos leza...
AS TRÊS-  então cantemos o Hino Nacional Brasileiro, porque não tem mais Brasil, que a História de luta, de republica, de democracia, já vista em nosso país. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas......

AUTOR ( VICTOR HUDO DA COSTA LEITE)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

1ª CONFERÊNCIA REGIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL EM CHAPADINHA-MA

Esta conferência foi de fundamental Importância para que as bases politicas em Chapadinha, possam trabalhar dentro do que podemos chamar do controle social, no qual é a própria população estando a par de tudo o que acontece no cenário político atual, e como interferir de maneira a somar ideias e esforços, para que possamos fazer uma politca sem corrupção. Dentro do que foi dito nós proprios seminarios, a corrupção é pegar um bem público, que era para ser público, e destina esse recurso x, para um bem privado, no qual é o y. Com isso temos que ser coesos e coerentes com nossa politica e com nossos discursos. E o que de fato fazemos com o dinheiro público. Seja ele de que esfera for.
 
O PROJOVEM Adolescente, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Governo Federal, tem se destacado por suas amplas ações, em especial as de inclusão social e de promoção social. Como exemplo, podemos citar o amplo trabalho de inclusão social, onde o encerramento foi marcado pela participação dos jovens numa caminhada pela APAE, e também uma entrega de kits para gestantes.
As atividades foram desenvolvidas em todos os grupos de trabalho dos pólos do PROJOVEM, que ficam espalhados pelo município. A participação na caminhada promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) serviu para coroar o término das atividades, que tinha como principal foco quebrar o preconceito e incrementar o tema INCLUSÃO SOCIAL na vida dos adolescentes atendidos pelo programa.
O PROJOVEM participou ativamente da caminhada com cartazes e ao lado das crianças portadoras de necessidades especiais.  
Noticia: Secretaria de Assistência Social  (Semas)