domingo, 18 de setembro de 2011

TEMA: DIAS DOS NAMORADOS NA ASSOCIAÇÃO REAL BRASIL


 APRESENTAÇÃO DIA: 11 DE JUNHO ÀS 20 HS

DIAS DOS NAMORADOS, QUE DIA TÃO ESPECIAL PARA TODOS OS NAMORADOS DO MUNDO, INCLUSIVE DE CHAPADINHA;
É UM DIA DE MUITA ALEGRIA, E  ENTUSIASMO, INCLUSIVE, PARA QUEM DE FATO É NAMORADO OU NAMORADA;
VOCÊS  SABEM O QUE É SER DE FATO UM NAMORADO OU NAMORADA, NÃO OU SIM?
SE SABEM E SE NÃO SABEM EU IREI FALAR MESMO ASSIM. É UM DIA DE REFLEXÃO, UM DIA DE SABERMOS AO CERTO O QUE DE FATO SOMOS UM PARA O OUTRO, E SE VALORIZAMOS O AMOR UM DO OUTRO...
É ISSO MESMO GRANDE HOMEM, COMO TU ÉS SÁBIO, O NAMORADO E A NAMORADA, ALÉM DE SERES HUMANOS E PENSANTES QUE SOMOS, É UMA FORMA NATURAL DA VIDA, DE DEMONSTRARMOS O CARINHO, A COMPAIXÃO, A PAZ INTERIOR, O AFETO,E VÁRIAS  OUTRAS FORMAS DE SENTIMENTOS QUE FAZEM PARTE DE NÓS...
ENTÃO, ESPERAMOS QUE TODOS ASSEITEM O DIA 12 DE JUNHO, ESSE DIA TÃO MARAVILHOSO. COMO MAIS UM DIA PARA COMEMORARMOS O DIA TÃO ESPERADO, NO QUAL É A CONQUISTA DO GRANGE AMOR.
E NADA MELHOR QUE TERMINARMOS ESSA PEQUENA HISTÓRIA, CANTANDO TODOS JUNTOS, UMA MÚSICA DO ROBERTO CARLOS, QUE SIMBOLIZA ACIMA DE TUDO, O AMOR, COMO FORMA DE CONQUISTA, E REALIZAÇÃO PARA A VIDA.

AUTORIA: ( VICTOR HUGO DA C. LEITE) 

TEMA: A VIDA PREGRESSA DE UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA


SUBTEMA: OS PROBLEMAS GERADOS PELA GRÁVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

1.      ANA  LUCIA SIRQUEIRA VIANA ( ASSISTENTE SOCIAL)
2.      LARISSA COSTA (AMIGA DA MENINA)
3.      IRONALDO DA C. ARAUJO (PROMOTOR)
4.      VALDYR RODRIQUES DA SILVA ( GUARDA)
5.      JAILANE SANTOS OLIVEIRA ( MENINA ADOLESCENTE GRÁVIDA)
6.      GLEYDON DE CASTRO OLIVEIRA ( DELEGADO)
7.      JOANA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA (MÃE)
8.      BYANCA HEMELLY DE ABREU SILVA ( IRMÃ)

(A ADOLESCENTE TEM 15 ANOS E ESTÁ GRAVIDA DE UM HOMEM MAIS VELHO, QUE MAU SABE O NOME, E ONDE ELE DE FATO MORA)
MÃE- MINHA FILHA EU SOB QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA, COMO ACONTECEU ISSO?
A.G- EU NÃO SEI BEM AO CERTO MAMÃE, SÓ SEI QUE ESTOU BASTANTE NERVOSA, NÃO SEI O QUE FAZER.
MÂE- NÃO SABE, MAIS FAZER SOUBE NÉ, EU NEM LHE ENSINEI ISSO. ( COM O TOM DE RAIVA)
FILHA- MÃE, ELA SEMPRE FOI ASSIM, NUNCA LIGOU PARA NADA, AGORA TERÁ QUE ASSUMIR OS SEUS ATOS, E PERDERÁ BOA PARTE DA INFÂNCIA
MÃE-SABE O QUE TEMOS QUE FAZER, DEVEMOS IR NA POLICIA, POIS ESSE HOMEM, MESMO QUE VOCÊ NÃO SAIBA ONDE ELE MORA, MERECE ASSUMIR ESTÁ CRIANÇA, POIS NÓS NÃO PODEMOS ASSUMIR SOZINHOS ESTÁ CULPA, OU  O RESTO DE NOSSAS VIDAS.
FILHA- VAMOS EM VARIOS ORGÃOS MÃE, PRECISAMOS PRESTAR UM B.O, BEM COMO IR NA ASSISTENTE SOCIAL,E QUEM SABE ATÉ PROCESSSAR ESSE CARA QUE ACABOU COM A VIDA DE MINHA FILHA.
MÃE- ISSO MESMO FILHA, VAMOS AGORA, SEM PESTANEJAR...
( TROCARAM DE ROUPA E FORAM NOS ORGÃOS CABIVEIS)
(CHEGANDO NA POLICIA)
DELEGADO-  FALE MINHA SENHORA, EU SOU O DELEGADO DE CHAPADINHA , O QUE DE FATO ACONTECEU COM SUA FILHA?
MÃE- EU NÃO SEI O QUE DIZER, ESTOU MUITO TRISTE, A FILHA QUE TANTO AMEI E QUE TANTO ME DEDIQUEI, ENGRAVIDOU, E ELA TEM APENAS 15 ANOS DE IDADE, E NÃO SEI O QUE FAÇO.
FILHA- ESTOU COM MUITA VONDADE DE CHORAR MÃE, ALÉM DE TUDO É MINHA IRMÃ...
MÃE- É MESMO FILHA, TEMOS QUE LUTAR PELA JUSTIÇA NESSE PAÍS, O JOVEM E ADOLESCENTE TEM O DIREITO DE SER CRIANÇA, MAIS VEMOS NOSSAS JOVENS ENGRAVIDANDO CEDO, SEM A DEVIDA CONDIÇÃO, E COM ISSO PERDENDO A INFÃNCIA.
DELEGADO- É MESMO SENHORA, TAMBÉM FICO TRISTE COM ESSA SITUAÇÃO, E VOU LHE ENCAMINHAR PARA UMA ASSISTENTE SOCIAL, ELA PODERÁ LHE AJUDAR... GUARDA, LEVE ELA ATÉ A SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL...

ASSISTENTE SOCIAL- O QUE DE FATO ACONTECEU COM SUA FILHA?
MÃE-ELA ENGRAVIDOU DE UM HOMEM QUE NEM SABE NEM O NOME, E NEM ONDE MORA.
ASSISTENTE SOCIAL- AQUI PODEMOS AJUDA-LÁ E QUEM SABE INSCREVE-LÁ NO BOLSA FAMILIA, BEM PRESTAR A ASSISTENCIA NECESSARIA, COM PSICOLOGOS E PESSOAS ESPECIALIZADAS NO PROBLEMA DE SUA FILHA. O QUE ACHA?
MÃE- ACHO BOM, MAIS AINDA NÃO PROCESSEI ISSO DIREITO...
ASS. SEI COMO É, MAIS COM O TEMPO VAI ENTENDER MELHOR, POIS ELA PRECISARÁ DO APOIO DE SUAS AMIGAS E DA FAMILIA,  POIS SOZINHA NÃO CONSIGUIRA ENFRENTAR A REALIDADE, QUE SERÁ PARA TODA A VIDA, A DE SER MÃE, POIS REQUER RESPONSABILIDADE COMPROMISSO PARA A VIDA INTEIRA...

PROMOTOR-JÁ ESTOU SABENDO DO CASO, IREMOS EMPREITAR UMA AÇÃO CONTRA ESSE MELIANTE QUE PREJUDICOU ESSA POBRE E INOCENTE MENINA, ESPERO RECUPERAR COM ISSO A AUTO-ESTIMA DESSA MULHER CRIANÇA...
AUTORIA ( VICTOR HUGO DA COSTA LEITE)




ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

PERSONAGENS DA TRAMA:
O padrasto
A mãe
A filha
O delegado

O texto se passa no ano de 2009, onde a Ana, foi bulinada pelo padrasto dela, e com isso sofreu fortes implicações pelo resto de sua vida.

1º CENA

( chega a filha com muita alegria e entusiasmo)
Filha- Meu pai querido, eu te amo tanto. Posso sentar no seu colo
Padrasto- minha f ilha, claro que pode você é uma flor de menina, não sou seu pai de sangue, mais considero você como minha filha.
Filha- meu pai, realmente é bom está no seu colo, você passa sempre segurança para mim.
Padrasto- filha que bom que você pensa assim, não poderia pensar melhor, o seu pai só quer o seu bem, não é mesmo
( Com isso o pai se satisfazia com a filha em seu colo, e a filha inocente deixando, sem saber o que poderia de fato ocorrer)
Filha- pai eu estou com saudades da mamãe, onde ela está...?
Padrasto- está no trabalho filha.
Filha- e ela chega de que horas?
Padrasto- filha eu  tenho que ser sincero com você, ela está numa viagem de negócios e só chegará amanhã, por isso melhor é você dormir na minha cama, pelo menos hoje.
Filha- pai porque você não disse antes, estou muito triste, senão faltaria a aula para ir com ela... rsrsrsrsrsrsrsrsrs...
Padrasto- filha pare de chorar e vamos para nosso quarto, você estará de castigo por tempo indeterminado, até segunda ordem.
Filha- ( meio chorosa) você pode co-lo-car um filme para a gente assistir, aquele que assistia quando a mãe não estava em casa...
Padrasto- ( pensativo) tem certeza que quer assistir esse filme... Só não pode contar para a sua mãe, sabe que ela não iria gostar, além do que você ainda é menor de idade...
Filha-pai coloca logo...
Padrasto- só se você ficar seminua




2º CENA
( O que todos não sabiam é que a viagem da mãe em negócios era tudo uma grande mentira, pois a mãe desconfiava do padrasto de pedofilia faz tempo,e tinha posto câmeras na casa, como também detector de voz nos quartos)
Delegado- senhora mãe, está ouvindo o que seu marido está dizendo a sua filha, ela só tem 7 anos de idade, isso é crime perante a lei, só precisamos de um mandato policial para invadir a casa e prender esse Pedófilo doente.
Mãe- claro que estou ouvindo e em auto e bom tom. Mais creio que o melhor será realmente prender esse homem que um dia amei, e que hoje tenho nojo.
Delegado- então guardas, vamos invadir e prender esse homem de uma só vez... O que estão pensando...vamos lá!

Texto final
Essa menina gente sofreu serias implicações psicológicas que a afetaram durante muitos e muitos anos de sua vida. Contudo graças às condições de sua família, pôde pagar um bom psiquiatra, que até os dias atuais está cuidando dela como ninguém.
Com isso vemos como a pedófilia em nossa sociedade, tem que ser apagada do mapa, através de políticas públicas de segurança da família, que privilegiem a base da própria família, no qual é o pai e mãe como alicerce mor, de seu começo.
AUTORIA: ( VICTOR HUGO DA COSTA LEITE)
     
PEÇA: ORIGEM INDÍGENA NA PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CHAPADINHA
1 CENA

India taboca- Meu povo, vocês sabem como foi à origem de Chapadinha...
India- Anapurus- nem eu sei, quem disse que chapadinha tem história...
Padre- joão- Quem fica ironizando a minha cidade, vocês são loucos, chapadinha tem muita história sim, e como tem, chapadinha tem mais de 225 anos de existência, dez de 1783, no século XVIII, já estava começando a ser povoada... Não é mesmo?
Marcos- É verdade Padre João, mais todos pensam que chapadinha ficou na categoria de povoado o tempo todo.Nós sabemos que demorou muito para essa realidade mudar, mais mudou sim, depois de um século, chapadinha saiu da categoria de povoado, e passou mais umas décadas na categoria de vila...
Beto-  E quando de fato entrou na categoria de cidade...
Silvana- Em 29 de março de 1938, assinado pelo senhor Boanerges Neto Ribeiro, Secretário Geral do Governo do Estado do Maranhão, presidida pelo interventor Paulo Martins de Sousa Ramos (que se encontrava no Rio de Janeiro na ocasião), Chapadinha foi elevada a categoria de cidade.
Beto-  HAAA Entendi...
( ENTRA MÚSICA INDIGENA, PARA ENTRAR EM OUTRA CENA)

2 CENA

ROSANA- Porque em Chapadinha chamamos a chapada das mulatas, será que é por quê?
Bianca- não sei ao certo, mais pelo que me falam dizem que é por causa dos índios tupis guaranis que tiveram grande influência na descendência do povo local, contudo deveríamos ir atrás desses índios, será que eles ainda habitam a nossa região?
Velho Sábio- Dizem que ainda que sim, e que ainda praticam rituais xamânicos...
Menino-Então o que estamos perdendo, deveríamos ir atrás desses índios e ver a nossa historia passar em frente aos nossos olhos, o que acham?
Todos- Nós achamos o máximo, então vamos todos...

 3 CENA

OS INDIOS IRÃO ESTAR EM SUAS OCAS E IRÃO CONVERSAR COM TODOS QUE COMPOEM A CENA, DE FORMA A INFORMAR...


AUTORIA ( VICTOR HUGO DA COSTA LEITE)