quinta-feira, 20 de julho de 2017

A CULTURA É UM DEVER DE UMA GESTÃO PÚBLICA QUE RESPEITA O CIDADÃO

Meus amigos leitores de nosso blog de cultura. 

Vemos que a cultura no Estado do Maranhão precisa de um processo de continuidade das ações, bem como a cultura inserida dentro do contexto do Município de Chapadinha/ma, é incipiente se compararmos com outros Estados e Municípios do mesmo porte de outras regiões do Brasil.

O cidadão Chapadinhense tem que se inteirar mas sobre o significado da arte em todas as esferas, e como este procedimento aplicado em conjunto com a comunidade, de forma descentralizada e por uma gestão que se comprometa com essa questão de extrema relevância, gere saberes e conhecimentos e sensos críticos importantes para o desenvolvimento da região como um todo.

O Cidadão tem o direito além do trabalho ao lazer, e o lazer significa sim aumentar as possibilidades de visão da realidade que o cerca. isso está na Constituição Federal, mais não é respeitada no Município de Chapadinha no Maranhão.

Temos como incrementar por ferramentas publicas, por gestões compromissadas com o social como um dever.

Dentre destas ferramentas publicas podemos citar: Um Teatro Municipal, um Museu Municipal que conte a historia da cidade e interaja com a sociedade chapadinhense, Uma Casa da Cultura, Uma  Fundação Municipal da Cultura, Um Conselho Municipal de Cultura forte e atuante, Um centro de convenções para a promoção de eventos continuados e não só pontuais, Uma Escola de Musica Municipal, Uma escola de Futebol, Vôlei, basquete, cursos de Dama e xadrez que mexem com a mente. 

Bem como cursos que envolvam um ambiente lúdico e criacionista, inserido a arte de forma geral dentro do ambiente do dia a dia de cada cidadão da cidade.

Pois só através destas politicas publicas sociais efetivadas de fato, podemos tirar o cidadão da inercia que se encontra, diminuindo a violência na região, gerando saberes e produções culturais significativas para a região. 

E tirando todos os cidadãos da alienação que a cidade propõe hoje em dia. Com graves acidentes todo final de semana, sem transporte publico e sem investimentos no social como mudança de realidade.

Jornalista/Ator: Victor Hugo
Zap: (98) 99102-8028   


Nenhum comentário:

Postar um comentário