sexta-feira, 20 de março de 2015

PARCERIAS EM PROL DA CULTURA NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE

Meu povo, amo chapadinha, mesmo passando pelas dificuldades que estou passando. Creio que no Baixo Parnaíba Maranhense, podemos realizar parcerias em prol da cultura com prefeituras da região, promovendo um trabalho continuado na promoção e divulgação das artes como uma economia pulsante e bastante dinâmica para qualquer região que esteja disposta a arcar com tais investimentos para a sua população.

Temos o entendimento, que melhorar o maranhão, passa por entender e interpretar, que a cultura é um bem de extrema importância, e que merece técnicos experientes, e capacitados para suprir tal necessidade de expressão popular.

No momento, estamos abertos a propostas de Prefeituras do Baixo Parnaíba, que estejam dispostas a investir na cultura, como uma forma de fomentar e promover a sua cidade.

Desta forma alavancando as culturas regionais, e respeitando por completo as demais culturas existentes, que estejam no mesmo eixo.

Embaixo segue o telefone de contato, para os Secretários e Prefeitos que estejam interessados em promover estas ações de maneira continuada em suas gestões, melhorando o relacionamento dentro e fora da comunidade, e os laços de trabalho.

Tel. Contato: (98) 991.526662-Ator Profissional

 

terça-feira, 17 de março de 2015

CUSTO DE VIDA NOS ESTADOS UNIDOS


UNIÃO IBÉRICA E INVASÃO HOLANDESA


NOVA ECONOMIA DE PERNAMBUCO


FILME CURTA-METRAGEM SOBRE O CICLO DA BORRACHA NO BRASIL


O MÉTODO DE STANISLAVSKY


A PAIXÃO DE CRISTO EM BREJO DA MADRE DE DEUS-PE, CONHECIDA COMO NOVA JERUSALÉM


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

GERALDÃO - GINÁSIO DE ESPORTES GERALDO MAGALHÃES

CÍRCULOS POPULARES DE ESPORTE E LAZER

O programa Círculos Populares de Esporte e Lazer é o programa âncora da política de esporte e lazer da cidade do Recife e tem como objetivo principal implantar nas comunidades de baixa renda da cidade, círculos de convivência social que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens significativas relacionadas à cultura corporal, esporte e as artes como forma de Educação para o tempo livre. Atualmente o programa está inserido em 50 comunidades e atende sistematicamente cerca de 40.000 participantes entre crianças, jovens, adultos e idosos.

A meta do programa é cobrir com qualidade, pelo menos um terço dos 68 bairros da cidade, de maneira que se possa caminhar gradativamente para universalização do direito ao lazer e ao esporte. Dentro do programa Círculos Populares de Esporte e Lazer estão os projetos Futebol Participativo, Círculos de Esporte, Círculos de Lazer, Círculos de Juventude, Animação de Parque e Praças e Esporte do Mangue.

PROGRAMA BAIRRO ESCOLA DA PREFEITURA DO RECIFE

Programa Bairro Escola

Com o objetivo de integrar as ações do Programa de Animação Cultural (PAC), Mais Educação e Escola Aberta, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do Bairro Escola, amplia os tempos e espaços educativos, transformando a comunidade num território educativo.
Conheça as especificações de cada programa:
- Programa de Animação Cultural (PAC) – Promove ações sócio-educativas, artísticas e culturais para os jovens, tais como teatro, dança, jogos e brincadeiras, capoeira, artes plásticas e música (canto coral, banda, percussão), integradas nas escolas e comunidades do entorno. Crianças e jovens são acompanhados por animadores culturais, participando de diferentes atividades artísticas em tempo integral, nos finais de semana, e em horários alternativos durante a semana.
- Programa Escola Aberta (PEA) – Em parceria com estados e municípios, propõe-se a promover a ressignificação da escola como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades educativas e oficinas de diversas áreas para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades, nos finais de semana.
- Programa Mais Educação (PME) – Tem como prioridade contribuir para a formação integral dos alunos, no horário contrário ao que estudam (contraturno), articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, atividades culturais e esportivas. É conhecido também pelo nome de “Escola Bairro”, por trabalhar com conceitos de educação integral, onde todos os espaços possam ser aproveitados, incidindo, dessa forma, numa educação
de qualidade.
- See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/projetos-e-acoes/projetos/programa-bairro-escola/#sthash.PpOcfkki.dpuf

sexta-feira, 13 de março de 2015

A EMPRESA PROJETO TEATRO VICTOR

O Projeto Teatro Victor está ficando em definitivo em Chapadinha-MA, e irá implantar em sua grade de projetos, uma publicidade própria, com uma equipe qualificada, escritório do Projeto Teatro Victor, com matérias relativas exclusivamente, a projetos culturais teatrais, a apresentações culturais, entrevistas e programas a serem definidos semanalmente da web TV.

Todos os programas serão licenciados e patenteados, como forma de assegurar toda a lisura e compromisso com a informação de qualidade.

Queremos e vamos fazer do Projeto Teatro Victor uma empresa de sucesso no ramo da produção cultural e de uma economia sustentável voltada unicamente para os bens culturais.

Levando as emissoras publicas, uma boa parte da programação promulgada em nosso blog, de forma a torna-lo um parceiro inseparável da boa cultura e do saber sem precedentes.

TCHAU CHAPADINHA

Meus amigos e amigas, estou passando necessidades no Maranhão, propriamente em Chapadinha-MA. Estou indo embora para a minha terra em Recife-PE. Agradeço por tudo que contribuiram comigo. Mais a situação se mostrou extrema e sem nenhuma forma de permanecer na região.

 Fico triste por saber que a cultura em Chapadinha ainda é algo incipiente e sem qualquer visão mais apurada, como forma de fomentar a produção cultural e gerar uma economia mais forte e mais pulsante na região no Baixo Parnaiba Maranhense.

 Mais agora tenho que pensar em minha filha, minha esposa e familia constituida, e isso que de fato irei fazer, a partir do mês de abril em diante...Tchau Chapadinha...

(Victor Hugo)

quarta-feira, 11 de março de 2015

MERCADO PARA O TÉCNICO EM ARTES CÊNICAS (TEATRO)

Portaria CEE/GP nº 284 de 16/09/2009.
Aplicação:
O egresso do curso de Técnico em Arte Dramática poderá trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, teatros, estúdios de rádio, televisão e cinema, instituições recreativas e em escolas de arte teatral, dando aulas de aperfeiçoamento, especialização ou atualização ou ainda como dublador em rádio, cinema e televisão. Poderá também atuar como produtor.
O exercício da profissão de ator exige registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) antiga DRT.

Panorama de mercado:
O mercado de trabalho de artes é extremamente exigente e requer profissionais com sólida formação, habilidade de autodesenvolvimento para planejar sua ação, capacidade de atuar de forma crítica e criativa e flexibilidade para adaptar-se a mudanças. Dessa forma, o curso em questão contempla competências profissionais referentes à visão empreendedora necessárias para o desenvolvimento de ações inovadoras no mercado de trabalho.

A oferta de empregos na área vem crescendo nos últimos anos, graças ao interesse da iniciativa privada. Os incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas que aplicam recursos no patrocínio de projetos culturais oferecem inúmeras oportunidades aos atores. Como facilitador para ingresso e atuação no mercado de trabalho, o ator conta com associações ou cooperativas profissionais, constantemente consultadas por agências de publicidade que contratam atores para representação em comerciais. O incremento no setor de entretenimento também faz crescer as oportunidades de trabalho em televisão, considerando principalmente o crescimento do setor representado pelas emissoras de TV a cabo e comunitárias.

Para atender às exigências desse mercado, o curso do Senac aponta para a formação de profissionais que, além da consciência de seu papel social, do domínio da arte de interpretar, do uso adequado das técnicas teatrais e recursos gerenciais para viabilização de projetos, apresentam atitude de permanente busca para sua atualização e aperfeiçoamento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA O FUNCULTURA


CONTAS ESTRANGULAM ORÇAMENTO FAMILIAR

Publicação: 11/03/2015 09:15 Atualização:

Os brasileiros estão enfrentando dificuldades cada vez maiores para pagar, em dia, as contas de água e de luz. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 7,1% das famílias deixaram de honrar os compromissos em dia em fevereiro com as prestadoras de serviço. Dos que estão com a fatura em atraso, 69% devem às concessionárias há mais de um ano. Os números, segundo os especialistas, tendem a piorar muito a partir de agora, pois entrará o período de maior reajuste nas tarifas. Apenas em março, o aumento médio da conta de energia será em 23,4% no país. Em Minas Gerais, a conta de luz ficou, em média, 23,8% mais cara.

O que chama a atenção dos técnicos do SPC é que estão aumentando, de forma expressiva, os atrasos em todas as contas superiores a 90 dias. Isso mostra que os consumidores não estão conseguindo resolver as pendências financeiras, devido à disparada da inflação e à queda da renda. Para piorar, o desemprego voltou a subir. Apenas em janeiro, avançou um ponto percentual, para 5,3%, apenas nas seis principais regiões metropolitanos do país. Os mais pessimistas prevêem que a taxa de desocupação deverá fechar o ano entre 6,5% e 7%. Será um incentivo a mais para o calote.

No mês passado, de acordo com a pesquisa do SPC Brasil, houve crescimento de 2,33% da inadimplência no país, em comparação com o mesmo período do ano passado. É a menor variação desde 2011, mas, segundo os economistas do órgão, essa redução não tem qualquer relação com o pagamento de dívidas em atraso e sim com a dificuldade de consumo.

“A queda no estoque de crédito tornou mais restrita a concessão de empréstimos. Como consequência, esse fenômeno tem provocado uma redução na base de dívidas a serem pagas”, afirmou Marcela Kawauti, economista da SPC Brasil. “O cenário, contudo, está longe de ser positivo. A disparada da inflação, a alta dos juros, o avanço do desemprego e a queda na confiança das famílias brasileiras, diante de um cenário de recessão, continuam a corroer o poder de compra do consumidor”, acrescentou.

Inadimplentes Em fevereiro, 53,6 milhões de pessoas estavam com restrição no nome, número equivalente a 36,9% da população acima de 18 anos. Entre o número de devedores, a variação de inadimplentes entre 18 a 29 anos registrou queda, enquanto na faixa etária de 30 a 64 anos o calote subiu. “Os mais jovens estão adiando a entrada no mercado de trabalho e consumindo menos. Já os com mais de 30 anos têm mais despesas, e acabam acumulando dívidas com maior peso no orçamento”, afirmou Marcela.

A quantidade de inadimplentes com contas entre três a cinco anos de atraso tiveram aumento de 8,05%, a maior variação, tendo uma participação de 37% do calote total. “Muitos acreditam que, quando as dívidas chegam na fase dos cinco anos, não precisam ser pagas. As pendências saem dos bancos de dados de proteção ao crédito, mas ainda podem ser executadas pela Justiça”, ressaltou a economista. A solução é renegociar os débitos. A inadimplência perdeu fôlego, mas isso não significa melhorias, e sim o arrocho do crédito. O crédito é para o varejo o que o sangue é para o corpo humano. Sem ele fica difícil operar”, afirmou.

quinta-feira, 5 de março de 2015

EM PLENA QUINTA-FEIRA DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CHAPADINHA-MA

Hoje dia 05/03/2015, em plena quinta-feira da sessão da câmara de vereadores de Chapadinha-MA. Vimos o que podemos chamar de um descaso publico, com a real condição do município de Chapadinha, bem como com os interesses do povo da região, que em sua grande maioria sofrem com a falta de emprego, e com a falta de investimentos em setores estratégicos para o crescimento em potencial do Município de Chapadinha, no interior maranhense.

De 15 vereadores que foram votados pelo povo, para realizar uma democracia representativa, nada fazem em prol do povo e de seus interesses, se em apenas duas sessões por semana, em plena quinta-feira de março, não representam os interesses do povo e da região.

Apenas estavam presentes 4 vereadores, o Vereador Manin ( Oséas Lopes), o Vereador Eduardo Sá, o Vereador Irmão Carlos, e o Vereador também muito sumido nas sessões anteriores, mas estava fisicamente presente, o vereador Eduardo Braga.

Temos que ter a devida consciência o tanto de valor que representa uma câmara legislativa para o Município de Chapadinha, e que calar a câmara, é uma tentativa de calar o povo. Não podemos aceitar está ação como algo natural e normal.

As associações, as ongs, e os órgãos competentes tem que tomar ciência que esses atos, estão se tornando algo repetitivo em nosso Município, onde o povo em sua maioria passa necessidades, e a câmara que deveria ser a contextualização da realidade de Chapadinha, nada faz.

Não podemos esquecer que como cidadãos temos muito poder, não podemos esquecer que quem paga os salários dos vereadores, são vocês povo de Chapadinha...e esse mesmo povo sofre...


quarta-feira, 4 de março de 2015

DESCONTOS NA CONTA DE LUZ DE ATÉ 65% PARA OS MARANHENSES DE BAIXA RENDA

(04/03/2015) - DPE/MA garante desconto automático de até 65% nas contas de energia elétrica de 25 mi de famílias em todo Brasil

 
Graças a uma articulação feita pela Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), cerca de 25 milhões de famílias de baixa renda residentes em todo o Brasil, que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, serão automaticamente incluídas no Programa Tarifa Social para obter descontos de até 65% nas contas de energia elétrica. Para isso, basta agora o consumidor fornecer o número da unidade consumidora de energia elétrica no ato da atualização do cadastro.

A boa notícia foi comunicada esta semana ao Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE/MA pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), após o órgão federal atender à recomendação feita pela instituição maranhense para alterar o programa Cecad (Consulta e Extrações de Informações do Cadastro Único), inserindo o campo referente à unidade consumidora. Isso permitirá que a concessionária de energia inclua o consumidor no programa independentemente de requerimento.

Até ano passado para obter o benefício da Tarifa Social Baixa Renda, o consumidor, enquadrado no perfil do programa do governo federal, precisava preencher requerimento específico, solicitando o desconto à concessionária de energia elétrica que presta o serviço no seu estado de origem. O problema é que por falta de informações ou por conta da burocracia, muitos deixavam de requerer o benefício. 

Detectando essa dificuldade, a DPE/MA, de forma paliativa, promoveu articulações com demais órgãos da área, para divulgação em massa dos benefícios do programa Tarifa Social e os seus requisitos de enquadramento. Entretanto, no intento de resolver o problema de uma forma definitiva, o Núcleo do Consumidor também buscou entendimento direto com o MDS, obtendo resposta positiva para a sua recomendação.    

No Maranhão, segundo dados cadastrais de dezembro de 2014, existem quase 1,5 milhão de famílias no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo, por pessoa, sendo que, dentre estas, aproximadamente 1,3 milhão têm acesso à energia elétrica. “Os dados repassados pelo MDS levam em consideração famílias, portanto, se multiplicarmos 1,3 milhão por quatro ou cinco, número médio de pessoas por unidade familiar, chegaremos a um universo de quase cinco milhões de pessoas que serão beneficiadas, automaticamente, com descontos em sua conta de energia elétrica a partir deste ano no estado”, ponderou o defensor público Alberto Bastos, titularizado no Nudecon.

No documento encaminhado à Defensoria, além da inclusão do campo unidade consumidora no Cecad, o MDS também destacou outras intervenções com o objetivo de tornar o procedimento de obtenção do desconto mais célere. Para tanto, disponibilizou recentemente um novo perfil de consulta on line ao Sistema de Cadastro Único, versão 7, para que as concessionárias tenham mais facilidade de acesso às informações cadastrais. 

“Trata-se de uma importante conquista, com repercussão nacional e de natureza extrajudicial. É muito recorrente nos atendimentos individuais nos depararmos com pessoas que não têm condições de pagar as contas de luz, e mesmo se enquadrando no Programa Tarifa Social, não receberem os benefícios. Diante disso, iniciamos várias atuações no sentido de aprimorar esses canais, de forma a atingir um universo maior de pessoas. No caso deste programa, especificamente, que trata dos descontos de energia elétrica, a alteração nos procedimentos de inclusão é ainda mais urgente e necessária, frente à grave crise que o país enfrenta neste setor, com a criação de bandeiras de consumo e a autorização de aumentos e correções nas tarifas”, explicou o defensor público Alberto Bastos. 

Perfil beneficiados – Todas as famílias que estiverem cadastradas no Cadastro Único ou CadÚnico com dados atualizados e apresentarem o número da unidade consumidora podem ser incluídos no Programa Tarifa Social, estabelecido pela Lei 10.438/2002 e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os descontos na conta de luz vão de 10% a 65%.

Para Gabriela Pires Leal, da Gerência de Assuntos Regulatórios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), a vitória alcançada pela DPE/MA é resultado de um trabalho comprometido e dedicado. “A Defensoria Pública, através do Núcleo de Defesa do Consumidor, tem atuado fortemente em prol dos interesses dos assistidos que possuem o perfil para serem contemplados pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Pelo segundo ano consecutivo, a Cemar apoia as iniciativas do Núcleo, buscando obter soluções no âmbito do governo federal para facilitar o cadastramento das unidades consumidoras com aderência aos critérios normativos que estabelecem benefício de desconto para a subclasse residencial baixa renda. Além de estreitar o relacionamento com a Defensoria Pública para buscar soluções mais rápidas para as demandas dos consumidores, a parceria tem como compromisso a orientação adequada dos assistidos, no sentido de preservar a saúde financeira dos consumidores maranhenses menos favorecidos através de providências práticas como a atualização de dados no Cadastro Único”, destacou.
Fonte: Defensoria Publica do Estado do Maranhão

ATA DA 4º SESSÃO ORDINARIA DA 3º PERIODO LEGISLATIVO DA 20º LEGISLATURA DA CÂMARA DE CHAPADINHA, ESTADO DO MARANHÃO


Ata da 4ª Sessão Ordinária do 3º período Legislativo da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Chapadinha, Estado do Maranhão, aos seis dias do mês de março, do ano de dois mil e quatorze, às dezessete horas reuniram-se os Senhores Vereadores, para 4ª Sessão Ordinária sob a Presidência do Vereador, Raimundo Nonato Silva e Secretariado pelos Vereadores: Marcelo Pessoa de Menezes (1º Secretário) e Antonio de Araújo Matos (2ª Secretário em substituição) em seguida o Senhor Presidente solicitou ao 1º Secretário que fizesse a chamada dos Parlamentares, estiveram presentes os seguintes Vereadores: Luiz Eduardo Elias Braga, Oséas Lopes Filho. Estiveram ausentes: Antonio Alves de Aguiar, Antônio Eduardo Dantas de Sá, Francisca Gomes de Aguiar, Levi da Silva Mota, Lívia Maria Pereira Saraiva Maia Carneiro, Márcia de Jesus Gomes Rocha, Missecley da Silva Araújo, Raimundo Nonato Marques da Silva, Raimunda Lima de Almeida, Samuel Nistron de Araújo Lima. Não Havendo Quórum para deliberação de nenhum tipo de matéria, o Sr. Presidente, concedeu a palavra por dez minutos pela tribuna livre, ao Sr. Victor Hugo, que se pronunciou  sobre a importância da cultura em Chapadinha, que é desvalorizada pelo poder público e enfatizou que a cultura se resume apenas no carnaval. Continuando, fez uso da palavra o Vereador Eduardo Braga, que iniciou seu pronunciamento concordando com as palavras do Sr. Victor Hugo e ressaltou que até o momento não existe Secretário de Cultura, que o Secretário que ocupava a pasta, deixou o cargo por falta de autonomia. Continuando, comentou sobre o carnaval de Chapadinha.  Prosseguindo, disse que durante sua Gestão na Assistência Social, foi ampliado o valor do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), de 0,1 a 0,3 (zero vírgula um a zero vírgula três). Ainda com o expediente, fez uso da palavra o Vereador Oséas Lopes, que em suas palavras fez um convite aos vereadores e a todos os presentes para participar na quarta-feira, às nove horas, da discussão da proposta de alteração da Lei Orgânica. Logo após, falou da Campanha da Fraternidade sobre o seguinte tema: “Tráfico Humano”. Parabenizou a diocese de Brejo. Em seguida, agradeceu a Secretária Nildinha Teles pelo convite de comemoração ao “Dia das Mulheres”.  E aproveitou a oportunidade para solicitar melhorias na Educação. Continuando com o Grande Expediente o Vereador, Marcelo Menezes, se associou as palavras do Sr. Victor Hugo, e em seguida, comentou sobre o carnaval de Chapadinha e apresentou documentos, que comprovam que o carnaval foi pago com recursos da educação, cobrou transparência do município e falou que os exames pagos pelo governo federal, estão sendo realizados apenas os de emergência. Denunciou que as escolas dos povoados: Capinal e Buriti do Estevam, não estão funcionando. Comentou sobre as duas ambulâncias que vinham para o hospital, falou também sobre a empresa que faz a coleta do lixo, também sobre o convênio do INCRA, destinado para poços artesianos. Dando continuidade, fez uso da palavra o Vereador Antônio Odilon, que se pronunciou, pedindo justiça para o problema da localidade Tiúba e solicitou também mais investimento para a agricultura familiar. Ainda no Expediente, fez uso da palavra o Vereador Nonato Baleco, que em suas palavras se referiu a audiência que foi apresentada referente ao terceiro relatório quadrimestral do executivo e fez vários questionamentos, fez também várias reclamações contra a atual administração. E por não haver nada mais a tratar, declarou encerrada a sessão. Da qual foi lavrada esta Ata que depois de lida será assinada pela mesa. Eu Antônio de Araújo Matos redigi como 2º Secretário em substituição e Maria dos Milagres Rodrigues da Rocha transcreveu como secretária executiva da Câmara Municipal de Chapadinha do Plenário João Batista Barros, do Palácio Legislativo Francisco Almeida Carneiro, em seis de março do ano de dois mil e quatorze (2014).


________________________                 ________________________
Presidente                                     1ª Secretária

________________________
2ª Secretária