terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MINHA VIDA SEM INTERNET


A vida sem a internet é um eterno caos mental, é perceptível que o nosso corpo e a nossa mente vivem em grande evolução e a internet de fato já se incorporou nos nossos atos cotidianos como algo que veio para ficar totalmente.
A mente encara a internet como a evolução da televisão, pois podemos ver e apreciar aquilo que de fato estamos interessados, sem ter que encarar uma produção daquilo que não gostamos.
O estresse de ficar sem internet é sentido em todo o corpo, inclusive nos músculos do corpo e da face.
Agora o mais surpreendente, e que a internet é uma mídia diversificada, que não encara ser segmentada ou rotulada, ela mesma engloba todo o mundo em si própria, interligando e gerando saberes e conhecimentos imensos, sem praticamente sair de casa.
Cada postagem num blog, cada folhetim, cada informação em qualquer parte do mundo, pode ser visto e apreciado por todos, dando um caráter aberto e extremamente democrático da informação e do entretenimento, agradando a vários públicos e gerando renda através de grandes publicações em sites com grande divulgação e acessos.
As redes sociais tornaram um público que apenas via televisão e escutava o rádio, a se tornar um ser participativo, com reconhecimento, e não mais excluído do brilho e do glamour de grandes fotos, grandes textos, e grandes aparições. O simples homem ou mulher comum, deu espaço ao mundo moderno e aberto da internet, onde todos entram e vasculham a sua vida, onde uma pessoa simples, pode se tornar um astro da televisão ou do cinema, num simples click.
A internet mudou os costumes familiares, mudou o jeito de pensar e agir dos brasileiros e brasileiras em todo o mundo. Tornou o impossível, possível e pautado em grandes sonhos.
Hoje qualquer menino Brasileiro, tem eu sei alcance a oportunidade de descobrir o mundo, sem sair de casa, sem pegar um avião. Apenas pesquisando no google, se pode ver, ouvir, interagir e até conversar com um americano ou americana sem sair de casa.
No mundo da internet quase tudo é possível, além de ser, um lugar de estudos, pesquisas, e muito mais...

(Victor Hugo)   

O SONHO E O DINHEIRO


“Nunca acreditei que o sonho poderia de fato virar dinheiro e algo concreto, mais ao passar dos anos pude perceber de maneira bastante analítica, que quando se sonha com os pés não no chão, mais focado em um só pensamento, se chega longe.
Percebi que estando onde estivesse nesse Brasil, seria uma brilhante pessoa, não por me achar assim, e sim porque sempre busquei o melhor, para acalentar os meus sonhos.
Hoje tenho minha esposa bebe , minha filha vitória baby, e elas são de fato o sonho mais concreto que tenho, além de nossa casa própria, e tudo que conquistamos a dois.
Deus me deu um norte estupendo de bom, onde sinto uma energia muito intensa e muito forte e bastante positiva, que emana sobre mim em cada minuto e a cada instante, dizendo de fato para que vir a esse mundo.
Sinto que a minha presença neste mundo emana energias variadas, mais bastante importantes para sublimar os problemas aparentes e a falta de autoestima.
Isso expressa uma grande e imensa força de vontade de sobressair o meio, de extrapolar os limites mais extremos possíveis, em rumo ao conhecimento como um lugar posto no infinito, de experiências e de culturas mil.
Nasci para ser artista, e como artista viver do oficio de atuar, tanto na vida, como nos palcos, levando a alegria, a tristeza, a melancolia, o entusiasmo, o medo e muitas emoções para aqueles que nos vêem e nos percebem.
Acredito fielmente e unicamente que podemos viver de nosso oficio dignamente, ainda mais quando nascemos para ser o que de fato somos.
Temos um postulado com as Graças de Deus, como um dos maiores professores que a terra já teve.
Acredito e sinto que nasci para ser o que sou, sinto na pele, todos os olhares que me olham. Amo atuar, amo ser ator, amo  o palco, amo as luzes, amo os brilhos, as fotos, o estrelato.
Acredito que o estrelato é a conclamação de um sucesso ou de uma grande realização, como profissional que vive de seu oficio”.
(Victor Hugo)


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O TEATRO NA ESCOLA NO ENSINO FORMAL

O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam,
observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando
com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na
construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do
cotidiano.
A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente
em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana
de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.
Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os
processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes
no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz-de-conta
e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda.
O jogo pode ser entendido também como um “jogo de construção”14 . O jogo de
construção não é uma fase da evolução genética mas sim um instrumento de aprendizagem
com o qual a criança opera, promovendo o desenvolvimento da criatividade, em direção à
educação estética e praxis artística. O jogo teatral é um jogo de construção em que a
consciência do “como se” é gradativamente trabalhada, em direção à articulação de uma
linguagem artística — o teatro.
O teatro favorece aos jovens e adultos possibilidades de compartilhar descobertas,
idéias, sentimentos, atitudes, ao permitir a observação de diversos pontos de vista,
estabelecendo a relação do indivíduo com o coletivo e desenvolvendo a socialização.
A experiência do teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a
tolerância, a convivência com a ambigüidade. No processo de construção dessa linguagem,
o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação
criadora com a prática e a consciência na observação de regras. O teatro como diálogo entre
palco e platéia pode se tornar um dos parâmetros de orientação educacional nas aulas de
teatro; para tanto, deverá integrar-se aos objetivos, conteúdos, métodos e avaliação da área.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SEMANA DE TEATRO É DISCUTIDA COM ARTISTAS MARANHENSES

19 de janeiro, 2015 - 19h25
Seguindo a política de diálogo estabelecida pelo governador Flávio Dino para uma gestão participativa, o diretor do Teatro Arthur Azevedo (TAA), Américo Azevedo Neto, iniciou ao longo deste mês uma série de reuniões com artistas maranhenses sobre a programação do TAA, incluindo a realização da décima edição da Semana de Teatro no Maranhão.
Durante as reuniões foi definida que a comissão artística responsável pela organização da Semana de Teatro será formada por sete pessoas, três representantes do TAA e quatro vagas para a classe artística. A escolha será feita por voto e ocorrerá na reunião que está marcada para a próxima sexta-feira (23), às 17h, no Arthur Azevedo.
Outro ponto de discussão foi a utilização do teatro como gerador de mão-de-obra e renda, levando espetáculos, grupos teatrais e oficinas de arte para o interior do estado. Também foi debatido o uso de salas do TAA pela classe artística para realização de oficinas de carpintaria e cenotécnica, ensaios, assim como a criação de um corpo de baile, coro e a instalação de uma orquestra.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

DIVULGAÇÃO DE CURSOS NAS MIL CASAS EM CHAPADINHA

O Projeto Teatro Victor em nome do criador Victor Hugo da C. Leite, estará ministrando aulas de Teatro, em sua própria residência em caráter experimental, a partir do dia 01 de março de 2015. Bem como estaremos em parcerias, para possíveis outros cursos, dentre estes De: Alfabetização Para Adultos, Matemática Financeira Familiar,Curso de Percussão, Português ,Dança, artesanato.

Ainda estamos nas articulações para a promoção e divulgação desse grande trabalho em conjunto com a comunidade das mil casas.

Em breve definiremos o endereço e que curso, irá começar...

Agradecemos dês de já as parcerias firmadas em prol desse grande trabalho social.


             Atenciosamente,
                                    Victor Hugo da C. Leite

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO PARA AS CIDADES DO LESTE MARANHENSE

O "Projeto Teatro Victor", está aberto a propostas de gestores e secretários (as) de Educação e Cultura, que estejam com o objetivo de implementar em sua  região um curso Profissionalizante de Artes Cênicas (Teatro), para servir como um trabalho continuado, bem como para o melhoramento das diretrizes escolares do ensino formal.

O Ator Victor Hugo, é técnico em Artes Cênicas, e é ministrante de aulas de teatro em todo o Brasil. As aulas terão apostila, bem como serão divididas em 4 módulos trimestralmente, totalizando 12 meses de curso, um ano.

O Curso terá validade nacional, sendo validado pelo Professor e ministrante, o senhor Victor Hugo, no qual dispõe de DRT-Ator profissional, dando a qualificação necessária para a implementação do curso, dentro do ambiente acadêmico e de estudo.

Já estamos recebendo propostas de municipios limítrofes, bem como de municipios dentro do raio de ação do trabalho, no leste Maranhense, como: Vargem Grande,Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, Brejo.

Mais informações estarão dispostas em nosso blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

Os interessados devem mandar uma carta proposta para o e-mail: victorhugojornalismo@gmail.com ou diretamente, através de contato por celular: (98) 99152.6662-Victor Hugo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TEXTO DA PEÇA DA BALAIADA


Peça: A balaiada
Temática-Histórica
 Após a independência do Brasil Colonial

Personagens:
1.     Antônio Raimundo Guimarães- (Oficial do Governo que abusou das filhas)
2.     Manoel dos Anjos-(Artesão conhecido como Balaio)
3.     Cosme Bento- (Negro que contou com o apoio de 3 mil escravos)
4.     Luis Alves (Coronel que ganhou a luta contra a revolta)
5.     Raimundo Gomes-( precursor a juntar forças, entre os negros, escravos e artesãos)
6.     Filhas- (Manoel Anjos Ferreira)
7.     Manoel Francisco Gomes
Figurantes:
1.     Escravos
2.     Artesãos
3.     Vaqueiros
4.     Soldados do Governo
Cena 1
1º ATO
A história começa com o grande precursor Raimundo Gomes
Raimundo Gomes- Vamos libertar os vaqueiros de vila da manga... (em tom de revolta)
Raimundo Gomes- Não aguentamos mais tanto mandonismo politicoe desmandos, passados da época colonial, entramos do estabelecimento da independência do Brasil, e até hoje o escravismo continua, os artesãos são deixados de lado, e os vaqueiros não são bem olhados por esse governo.
Manoel dos Anjos Ferreira- Meu amigo Raimundo Gomes, vamos fortalecer a nossa caminhada rumo ao nosso objetivo.  Minhas filhas foram abusadas sexualmente por um oficial do governo, isso me revoltou profundamentee a partir desse instante acuso o senhor Antonio Raimundo Guimarães...Estou profundamente revoltado com esse governo, e precisamos dar uma reviravolta de uma vez por todas, precisamos juntar mais forças e mais adeptos a esse movimento.
Cosme Bento- Eu como líder e mentor dos escravos que apoio esse movimento em prol de nosso povo tão sofrido e tão marginalizado, não podemos deixar que esse governo ou qualquer outro nos tirem a nossa independência tão buscada. Hoje proponho uma mudança radical. Devemos invadir Caxias, como sendo a maior economia do Maranhão no momento. E impor medo a esse governo.( em tom de reflexão da realidade que se encontra os escravos)
CENA 2
2º ATO
COMEÇA A DISCURSSÃO DO GOVERNO SOBRE A FORÇA DA BALAIADA
Luís Alves- Esse Movimento chamado de Balaiada está ganhando força em nosso governo, e está arraiando a nossa imagem. Temos que usar de toda a força armada para exterminar com esses foras da lei. ( em tom de critica ao movimento)
Oficial Antonio Raimundo Guimarães- Senhor Coronel Luís Alves, fomos perto do movimento e vimos como estão se fortalecendo, temos que juntar muitos homens para que possamos destruí-los em um confronto direto. Vejo que eles não detêm muitos instrumentos de guerra, e não estão tão articulados como se pensa, portando ganharemos com uma maior quantidade de homens de linhas de frente, bem como com armamento.
Luís Alves- acatarei sua brilhante ideia grande oficial. Sinto que isso não passa de um chamariz que logo logo irá acabar, é só uma questão de tempo...kkkkkkkkk
CENA 3
3º ATO
COMEÇA A GUERRA PROPRIAMENTE DITA
Luís Alves- Fui Nomeado pelo Governador para enfrentar uma grande tensão provocada por esse movimento na província, irei demandar 8 mil homens fortemente armados para resolver a questão...( em tom de seriedade e compromisso sem compaixão)
Raimundo Gomes- Sou vaqueiro, mas além de tudo um lutador de nossos direitos, e estamos prontos para a luta, se morrer preciso for, para que dias melhores aconteçam, iremos fazer isto...
Cosme Bento- Temos apoio da maioria dos escravos, contando com mais de 3 mil homens, temos que lutar por nossos direitos, não vamos nos calar.
Manoel dos Anjos Ferreira- Minhas filhas foram molestadas sem quaisquerrespeito. Precisamos fazer algo sobre isso, não podemos esmurecer, vamos a luta....
Música de Guerra
Cena-Enfrentamento das tropas do governo com o Movimento Chamado de Balaiada. ( Governo com armas de fogo e Movimento com apenas paus e pedras)

CENA 4
4º ATO
OMOVIMENTO DA BALAIADA FOI DESATIRCULADO PELAS TROPAS DO GOVERNO
Texto Lido (formato de narração)
Francisco Gomes-morre vitima de tiro da retaliação da revolta pelo poder do governo (ação da morte, o grito, e nada mais)
Raimundo Gomes-Morreu na deportação para São Paulo dentro da embarcação.
Cosme Bento-Foi Preso e condenado a forca em praça pública
MÚSICA MELANCOLICA NO FINAL DA PEÇA (ESQUETE, COM COMEÇO, MEIO E FIM)






Autor: (Victor Hugo/Professor de Artes Cênicas-Teatro)
Tel. Contato: (98) 99152.6662-Victor Hugo


CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE

Em 2015, o "Projeto Teatro Victor", irá implementar um Curso Profissionalizante de Teatro para a Terceira idade, com certificação com validade nacional, contudo contamos com as parcerias, que sempre colaboraram para um melhor andamento de todo o projeto.

Estaremos sempre com grandes articulações em prol da cultura e do social como meta, sempre com grandes parcerias em prol do próximo.

Tel. Contato: (98) 9152.6662-Victor Hugo 

O JORNALISMO E O TEATRO


"O Jornalismo para mim sempre foi um grande desafio e um grande sonho a se concretizar.

Sempre ficava admirado com o cidadão que entrava numa academia para estudar e ser um jornalista.

Então Adentrei a uma universidade de referência de jornalismo, de comunicação social- com habilitação em Jornalismo, na Faculdade Mauricio de Nassau, em Recife-PE.

Tive o Prazer de passar por grandes jornalistas e grandes professores que ensinaram além de ser um grande jornalista, de ter realmente o faro para a notícia e para a informação seja ela em que segmento fosse.

Hoje moro em Chapadinha Ma, não vivo de jornalismo, vivo de Teatro (Artes Cênicas), onde através da minha arte mantenho um blog, chamado: Projeto Teatro Victor, onde foca e segmenta projetos voltados para a cultura, a arte como um todo, sem maniqueísmos, e sem quaisquer tipo de propagandas e comerciais para se manter.

Vivo exclusivamente da minha arte, como ministrante de aulas de teatro, como profissional dentro do oficio e da área de atuação, e por viver toda a vida focada dentro de grandes teatros e grandes palcos teatrais, encenando e interpretando grandes papeis.

Acredito que a vitrine do artista é o palco, ali ele mostra o seu trabalho de meses de ensaio, ali ele mostra toda a sua pesquisa de construção do personagem, e quanto está compenetrado no que de fato está fazendo.

Desta forma os aplausos nada mais são, do que a complacência do público. Que lota os teatros e devoram os seus artistas, como forma de beleza estética e de conhecimento intelectual”.
(Victor Hugo)



Ator Profissional: Victor Hugo

Tel. Contato (98) 9152.6662-Victor Hugo