segunda-feira, 15 de junho de 2015

A VERGONHA DA CULTURA EM CHAPADINHA-MA

A dois anos fui delegado da mesma Secretaria de Cultura Municipal de Chapadinha-MA, é dever do município custear o translado dos delegados até o local do evento, contando com ida e volta.  Fui varias vezes na secretaria, quero deixar bem claro que antes não era a Secretaria Nágera Pontes que esta afrente da Secretaria atualmente. E a Mesma Secretaria, arquivou os processos, e nada foi feito, eu mesmo não fui a Estadual, pois o Município não teve seguer respeito com todo o processo, e com o cidadão que representa a cultura, não só para si, e sim para toda uma comunidade bastante carente, como é a nossa querida Chapadinha.

Minha gente, participei do II Fórum Municipal de Cultura de Chapadinha, concorri a delegado em maio de 2015, mais tive poucos votos, e fiquei como suplente, isso quer dizer, caso falte algum delegado, eu poderia substituir, foi o que aconteceu na semana passada, mais certamente na quinta-feira passada. um delegado que estava presente da na Secretaria da Cultura, disse na frente da Natania e de outros que se faziam presentes. Eu não vou para a estadual, pode colocar o Victor Hugo, não sou louco, escutei em alto e bom tom, não só eu, como outras pessoas que não irão mentir.

Mais, depois de isso tudo, e depois de ir pessoalmente varias vezes na secretaria levar documentos, como copia do CPF, copia da carteira de identidade, comprovante de residencia, dados telefônicos, e-mail de contato e tudo mais.

Pelas varias mensagens que mandaram para mim via SMS, mandando passar na secretaria da Cultura de Chapadinha-Ma. Todos esses documentos solicitados não serviram para nada, a não ser para arquivar documentos, e não ter qualquer representação.

Pois fui comunicado pelo próprio Delegado que o mesmo não iria mais.

Ai depois de se passar mais de 4 dias, a na Noite Praticamente da Viagem, onde estava tudo arrumado para eu ir, onde recebi mensagem de comunicação do local e hora que ia sair a Van, de 5 horas da manhã, de frente da Prefeitura de Chapadinha.

Depois de tantas horas depois, às 19:32, chega outra mensagem via SMS, no meu celular, dizendo a seguinte mensagem:

Via SMS- "Aqui é da Secretaria de Cultura, é viemos lhe informar que o delegado titular vai para o Fórum de Cultura amanhã em São Luis. Sendo assim não haverá mais vaga suficiente no transporte".

Att.
Coordenação


É Desta forma que é tratada a Cultura em nossa Chapadinha-MA, de qualquer jeito, sem compromisso e responsabilidade com aquele que trabalha e dedica uma vida inteira a cultura como meio de vida e como sustentáculo de uma família.

Como Profissional que sou, e para ser o que sou, passei anos estudando artes cênicas, me dedicando, para conseguir dizer sim, sou Profissional, sou humilde, pois repasso os meus conhecimentos, respeitando cada aluno que por mim já passou, tanto do Município, como no Estado, e graças a mim, tenho um aluno referência em teatro, que hoje faz Artes Cênicas na UFMA em São Luis, o Gleydson Castro, filho de Chapadinha.

Mais precisamos melhorar muito, se quisermos realmente melhorar a cultura como uma linha econômica viável para o Município de Chapadinha, que sofri, por não ter entretenimentos culturais locais, por não ter um cinema, um teatro físico, espaços culturais abertos e propícios para a experimentação, como já parafraseando o grande teórico teatral Brasileiro, o Grande Augusto Boal, que criou o Teatro do Oprimido no Rio de Janeiro, e onde hoje existe vários espaços como esses abertos, dialogando com o povo, através da expressão dramática da artes Cênicas como meio e como ferramente de conduta.

Fica ai a dica, fiquei triste com a conduta da ação, e não como foi o processo em si.

(Victor Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário