segunda-feira, 31 de março de 2014

AS AULAS DE TEATRO NA ESCOLA C.E RAIMUNDO ARAUJO ACONTECERÃO NAS TERÇAS E QUARTAS A TARDE

As aulas de teatro, terão hora e dias definidos para ocorrer, sendo todas as terças e quartas, exceto quaisquer feriados.

Horário das aulas: 16hs às 18hs
Local: Escola C.E Raimundo Araujo
Espaço: Na sala de vídeo
Tel. P/ informações: (98) 9152.6662-Victor Hugo

sexta-feira, 28 de março de 2014

VÍDEO DO ESPETÁCULO SOBRE A ORIGEM DE CHAPADINHA

Alunos atores Participantes: Emanuely Cristina (índia Anapurus), Cleybson Santos (Produção), Fernanda Soares ( Bianca), Iara Vieira ( India Taboca), Ricardo Silva ( Marcos), Milena Rodrigues ( Silvana), Junior Castro (Produção), Diretor/Ator e Professor de Teatro: Victor Hugo

quinta-feira, 27 de março de 2014

VEJAM AS FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO SOBRE A ORIGEM DE CHAPADINHA, NO C.E RAIMUNDO ARAUJO

Na semana que antecede o aniversário de Chapadinha, o Projeto Teatro Victor não poderia fica de fora dessa festa de comemorações. E nada melhor do que contar "A História da Origem de Chapadinha", e foi o que fizemos, vejas as fotos abaixo, tiradas na apresentação na Escola C.E Raimundo Araujo.





Alunos atores Participantes: Emanuely Cristina (índia Anapurus), Cleybson Santos (Produção), Fernanda Soares ( Bianca), Iara Vieira ( India Taboca), Ricardo Silva ( Marcos), Milena Rodrigues ( Silvana), Junior Castro (Produção), Diretor/Ator e Professor de Teatro: Victor Hugo

EM BREVE COLOCAREMOS AS FOTOS E VIDEOS DA HISTÓRIA DE CHAPADINHA

Contudo agradecemos as parcerias firmadas em prol da cultura na região do Baixo Parnaíba, e nominalmente ao Gestor de Educação da URE Chapadinha, Jânio Ayres e em Chapadinha ao Diretor Farias, que nos cedeu gentilmente o espaço da escola C.E Raimundo Araujo, para que pudéssemos desenvolver um trabalho em conjunto. 



Projeto Teatro Victor
Tel. (98) 9152.6662-Victor Hugo
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com
P/palestras, debates culturais, cursos de teatro, conferências sobre artes cênicas, com entrega de certificado valido em todo o território Brasileiro.

terça-feira, 25 de março de 2014

QUINTA FEIRA APRESENTAREMOS A HISTÓRIA DE CHAPADINHA NA ESCOLA RAIMUNDO ARAUJO

Na Quinta-Feira dia 27 de março, apresentaremos a Peça sobre a História de Chapadinha no C.E Raimundo Araujo, no bairro da corrente.

Sinopse: A peça aborda a chegada dos índios tupis Guaranis a região, fala sobre como Chapadinha chegou a categoria de cidade, além de ser uma peça bastante informativa e histórica, por contar parte importante da história.

Local da Apresentação: Escola C.E Raimundo Araujo/ No Patio da Escola

Data: 27/03/2014

Horário: 11 hs

Obs. Todos estejam convidados a ver a Peça sobre a História de Chapadinha

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO: ENTREVISTA COM EXEMPLOS DE ALUNOS

Neste ano, escolheremos os melhores alunos das Escolas do Estado em Chapadinha-MA, e iniciaremos o Projeto: Entrevistas Com Exemplos de Alunos, que será postada no nosso Blog Bimestralmente.

O objetivo do Projeto, é mostrar que todos nós somos capazes de sonhar, quando focamos a nossa vida no estudo...

Tel. Contato: (98) 9152.6662-Victor Hugo

AMANHÃ ESTAREMOS NO C.E ESCOLA PAULO RAMOS E NO BANDEIRANTES EM CHAPADINHA

Iremos passar nas salas e definir datas de começa das aulas de teatro, bem como alunos que estejam interessados em contribuir com os ensaios do espetáculo sobre a História de Chapadinha.

Tel. Contato: (98) 9152.6662-Victor Hugo-Ator Profissional

domingo, 16 de março de 2014

SEGUNDA-FEIRA PELA MANHÃ O PROJETO TEATRO IRÁ NA C.E ESCOLA RAIMUNDO ARAUJO...

Nesta segunda-feira começo do ano letivo 2014, iremos passar no C.E Escola Raimundo Araujo, para firmamos os horários específicos de ensaios da peça que conta a História de Chapadinha.

Contamos com a colaboração de todos que queiram participar e somar com o espetáculo...

quinta-feira, 6 de março de 2014

TEXTO NA INTEGRA LIDO EM DISCURSO PÚBLICO NA CÂMARA DE CHAPADINHA EM 06/03/2014 SOBRE O TEMA: CULTURA

DISCURSO NA TRIBUNA
Foco: A cultura como Inclusão Social e como ferramenta de inclusão de saberes, gerando o turismo e uma economia voltada a produção cultural local.
Orador: Victor Hugo da Costa Leite
Representando: As Artes Cênicas e a Comunicação Social/Projeto Teatro
Boa Noite a todos os presentes, a vossa excelência o senhor Nonato Baleco, Presidente da Casa, e a todos os vereadores igualmente, estejam Representados.
Eu Victor Hugo, sou natural de Recife-PE, contudo sou Recifense com muito orgulho. Mais escolhi Chapadinha no Maranhão, no leste Maranhense, na região do Baixo Parnaíba para viver, morar e trabalhar.
Hoje moro no Residencial Jose de Sousa Almeida, na minha casa própria, com minha esposa e minha esperada filha, que está prestes a nascer em maio desse mesmo ano, e que se chamará Vitória, pois de fato é uma Vitória em nossas vidas.
Tenho Formação em Jornalismo, a nível acadêmico e sou Ator Profissional pelo Sated-PE ( Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado de Pernambuco), contudo ao chegar, depois de 2 anos fora de Chapadinha por motivos de estudos, em julho de 2013 propriamente.  Vi o Município sem programas voltados à cultura e ações continuadas.
Contudo me propus a contribuir com essa carência aparente e evidente no contexto local, fiz projetos, e marquei com o secretario de assistência social, de forma a criar parcerias e programas voltados à cultura para a melhoria dos índices gritantes da violência na região e jovens sem ter o que fazer.
Pois como Professor, não tenho partido, sou a favor dos interesses de todos, e vejo que o povo clama por politicas culturas eficazes na região, de forma a sistematizar essas visões ideológicas que são algo para o presente, e não para um futuro próximo.
Ponho como exemplo o estado de Pernambuco, no Nordeste Brasileiro, e que investi pesado na cultura, via Prefeitura em Parceria com o Governo do Estado, diminuindo os problemas sociais nas favelas, colocando bibliotecas públicas, e ações de programas de cultura continuada diversos tais como: de teatro, de dança, circo, artesanato e muitos mais, Dentre esses programas, cito um, que eu mesmo trabalhei na Prefeitura do Recife, os Círculos Populares, que é um exemplo de gestão e que é bancado com dinheiro público e pela Prefeitura do Recife. E serve de exemplo para qualquer região, seja ela em qualquer esfera, tanto Municipal, Estadual ou Federal.
Vejo também qual é a real Importância de uma secretaria de cultura para chapadinha, pois no ano passado participei da conferência da cultura intermunicipal, e que teve como Sede Chapadinha, a qual foi realizada no auditório da Prefeitura, contudo fui votado para representar Chapadinha na Estadual. E a Prefeitura com a verba do Município, tinha que bancar a minha viagem para que pudesse representar Chapadinha na Estadual em São Luís, e fui diversas vezes na secretaria de cultura, e nada foi feito. Mostrando o descaso e a visão sobre o que representa a cultura em nossa Chapadinha. Em que sem duvida, deve ter ficado feio para o Município, que não teve quaisquer representantes. Que estejam de fato ligados e focados na cultura na região.
Acredito que a Cultura deve ser olhada com outros olhos, de forma a melhorar a realidade que é concernente ao Município, e tirando o mesmo da pobreza intelectual e cultural que nos está sendo imposta, já que não há no momento qualquer dispositivo e aparelho público, como um anfiteatro, um cinema, um Centro de Convenções, uma Casa da Cultura, um Museu Municipal, Uma Biblioteca Municipal. Mostrando nenhum incentivo à cultura e à promoção da mesma, e nem à sua história.
Ficando sempre na linha do discurso, Dizendo que o Município é Pobre, mais para sair da Pobreza precisa de execução, de uma praticidade das situações vigentes, e o que está sendo feito? Gostaria de saber?...Acredito que não só eu clamo por isso, mais todos que aqui representados que trabalham com cultura na região.
E me coloco à disposição da Prefeitura em criar um projeto Cultural de melhora, da realidade local, já que a secretaria de cultura, que deveria ter projetos e ações para a criação de um conselho de cultura atuante na cidade, e um fundo de cultura, para ampliação das ações culturais na região. Não tem nenhum projeto, só o carnaval e mais nada.
Com isso os chapadinhenses não têm acesso ao um cinema, que não é só entretenimento e sim informação, não tem acesso a um teatro físico, não tem acesso a uma Biblioteca Publica do Município. E nada que leve a cultura e a informação e a construção de saberes  indispensáveis a uma relação humana saudável, e com troca de experiências mútuas e de valores culturais.
O que vemos todo final de semana, é cachaça, a droga que se espalha cada vez mais, muitos acidentes que levam até a Óbito. E nada sendo feito em prol do povo para uma vida cultural ampla e liberta. Quem tem condições tem que sair de Chapadinha e ir a 300 km de distância para ter acesso à cultura, só na capital do Maranhão, isso é uma vergonha, que nos deixa perplexos, como ainda isso acontece em pleno século 21.
Com isso muitas vezes me vejo indo embora de Chapadinha, por quase chorar  de tristeza, de ver no meu bairro onde moro , jovens que poderiam está numa escola integral, jovens que poderiam está direcionando a sua energia para uma causa mais nobre e cultural, voltados a jogar pedras nas casas dos outros, e depredar casas alheias, que são propriedades privadas, como espécie de vandalismo, e por não ter o que de fato realizar, sem qualquer expectativa de realização.
Falo não só como um ser, que trabalha e direcionada a vida, a cultura como principio, mais como cidadão, que não vejo meus impostos, indo a nenhum projeto social continuado do Município. E que não tem mais o que falar, é só olhar ao nosso redor e ver o nosso contexto atual.
Quero por meio desta tribuna, colocar o meu apoio incondicional à Cultura no Município de Chapadinha, e que possamos trabalhar em parcerias em prol de uma melhora significativa na região, no que diz respeito à cultura   juntarmos forças para trazer empreendedores voltados à causa social como meta.
Acredito fielmente que só com parcerias podemos sair do atraso que estamos em relação a outros Municípios e a outras regiões do nosso Brasil.
Assim não quero jogar farpas, e sim dizer que estou aberto a diálogos, de forma a somar com a cidade.
Quero colocar a disposição o meu E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com e meu telefone de contato, para quaisquer projetos e ideias que leve a cultura como foco Principal: (98) 9152.6662-Victor Hugo, e meu blog, que não é comercial, e sim para divulgar os meus projetos e ações que estão acontecendo ou que irão acontecer.

Ass. Victor Hugo da Costa Leite

segunda-feira, 3 de março de 2014

VENHA COMPOR O ELENCO SOBRE A HISTÓRIA DE CHAPADINHA

Estamos precisando de 3 Meninas e um Menino para que possamos ensaiar o Espetáculo Sobre a História de Chapadinha.

Jovens interessados em Participar do elenco do Espetáculo, podem entrar em contato conosco pelo telefone abaixo:

Tel. (98) 9152.6662-Victor Hugo, Ator Profissional 

AÇÕES SOCIAIS VOLTADAS A CULTURA

"É de primordial importância, que tenhamos a visão voltada para a cultura como ações culturais continuadas e implementada em parcerias afim de gerar a inclusão social nas comunidades e bairros desprovidos de tais serviços.

É também de grande relevância que a própria Prefeitura, sendo ela em qualquer Município ou Estado, promova ações continuadas através de programas culturais na região.

Assim esse pacto firmado com a comunidade, e as ações realmente acontecendo, gerá saberes, conhecimento, e sem duvida mudanças significativas no modo comportamental, nas atitudes do jovem, e da própria família, que percebe a ação direta dos seus impostos vindo em forma de uma educação qualitativa e bastante cultural.

Desta forma melhoramos o relacionamento interpessoal, e estreitamos o laço que separa a comunidade de uma comunicação maior e mais ampla".
(Victor Hugo)




Projeto Teatro Victor
Tel.(98) 9152.6662-Victor Hugo
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com
P/ Aulas de Teatro, Palestras, Debates e Conferências, além de emissão de certificados com validade em todo o território Brasileiro.