segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TEXTO DA PEÇA A HISTÓRIA DO NATAL DE AUTORIA DE VICTOR HUGO

A HISTÓRIA DO NATAL

Personagens:
Garotinha-Milena Rodrigues
Amiga Materialista- Pollyana Martins
Amiga Contra o Natal- Fernanda Soares
Papai Noel- Fernando Ferro
A Religiosa- Juliana Santos
O Mendigo- Willian Vieira

Sinopse
A peça conta a história do bom velhinho Papai Noel, e mostra como podemos ser solidários com o outro no natal, e porque não em todos os momentos da vida. Respeitando o próximo e sabendo trabalhar com as diferenças de pensamentos e atitudes adversas. Na encenação veremos um pouco de tudo.

TEXTO
1º ATO
(Entra a Garotinha na cena, refletindo sobre a história do Papai Noel, e sobre o Sonho de escrever para ele)
Garotinha- Como queria conhecer o Papai Noel, eu adoro o mundo do Natal, e tão divertido, tão mágico. Cada dia que chega o dia do Natal Sonho, com o bom Velhinho, indo na minha chaminé e entregando aquele lindo presente, cheio de alegria para dar.  
( Com voz de criança de 12 anos)
Amiga Contra o Natal- Minha amiga Garotinha, o Natal não existe, não passa de uma ilusão da sua cabeça, o seus pais vivem te iludindo o tempo todo... Amadure Menina Mimada. Não Vê que o Papai Noel, que tanto você fala, é um fruto de sua imaginação fértil... Risos............................... (Com um ar de superioridade, mais vazia por dentro).
Amiga Materialista- O que vale é o dinheiro minha amiga, o meu pai me da mesada todos os meses, e no Natal ele sempre aumenta minha verba para o dobro. Gosto de joias, brilho, fama, glamour e status bem. A Vida sem o lado Material não é nada. Quero muitos sapatos, muitas roupas de grife, o celular da moda e tudo mais que tenho direito pelo resto da vida. O Papai Noel não está com nada bem, O negocio hoje é ter o carro do ano, a casa maior que puder, e muitos bens sua besta... Risos..............................................................................................(Querendo mostrar que os bens matérias valem mais do que qualquer outra coisa)
Amiga Religiosa- Gente veja por outro lado, O Natal não é só Papai Noel, é também o Nascimento de Cristo, é o momento de nós comungarmos uns com os outros, de sermos mais amigos, mais fraternos, e mais respeitosos. Não Adianta ser contra ou a favor, o que de fato precisamos é de amor. Se todos se amarem e entenderem e respeitarem as diferenças, nunca iremos brigar e sempre estaremos em paz com nós mesmos e com o próximo. (Momento de reflexão, de se fazer entender, voz calma, e bastante pausada).
Garotinha- Escutei todos vocês. Mais continuo acreditando no Papai Noel, sei que preciso mandar uma carta para ele, e para isso preciso andar logo, senão chega o dia e nada. Vou escrever a carta agora, tenho que pegar a caneta e o papel. (Pensamentos)
Garotinha- (A Carta) Papai Noel, hoje é um dia especial, sei que meus amigos não colocam muita fé em mim, mais eu sim. Acredito no senhor, como um bom velhinho que não se esquece das crianças e que sempre entrega os presentes na data certa e todas as casas do mundo todo. Sei que tenho 12 anos de idade, e irei completar 13 anos na véspera do natal, mais você é uma pessoa bondosa, e quero ser igual ao senhor. Dá um beijo na mamãe Noel, e nos duendes da sua fabrica do Polo Norte tá... Até o Natal
Garotinha- Agora tenho que levar a carta até o correio...  Mãe... Vou levar uma carta até o correio aqui na rua, posso? (A Mãe só a voz, sem aparecer em cena) Pode minha filha, vá e volte logo, cuidado na rua e com estranhos viu...  (Garotinha) Está bem minha mãe, prestarei atenção...
Mendigo- Que mundo cão, eu cá pedindo e tanta gente comprando presente para seus filhos e filhas e ninguém olha para mim, nem para dar uma palavra amiga, parece que não existo. Cadê o Espirito do Natal... (Com uma certa Angustia por ser negado por todos)
Garotinha- (Ao passar para ir ao Correio da de cara o Mendigo) Meu Deus do céu, minha mãe disse para eu não falar com estranhos, para ir só para o correio e entregar a carta para o Papai Noel e pronto, mais não posso negar esse homem no chão, maltrapilho, todo sujo, e maltratado por todos, afinal estamos na véspera do natal...
Mendigo- Minha menina me ajude, preciso de sua contribuição...
Garotinha- Meu Pobre homem. No momento não tenho dinheiro para lhe ajudar, só tenho um trocado para mandar uma carta ao Papai Noel, mais quero lhe dizer algo. Você não está sozinho como pensa, existe um Deus na sua vida, e ele quer vê a sua melhora. Mais  precisa se esforçar e acreditar em si próprio.
Mendigo- Obrigado menina pelas belas palavras, não pensei escutar isso de uma menina tão jovem como você, mais isso me motivou mesmo, é o que estava esperando para dar um passo adiante.
Garotinha- Então vou indo.  Tenho que correr, minha mãe disse para eu não demorar muito. Tchau e boa Sorte.
(Chegada ao Correio)
Quero mandar uma carta endereçada ao Papai Noel no polo Norte...
(Saída dos Correios)
Ok. Obrigada, agora vou correndo pra casa...

2º ATO
(Véspera do natal, a Garotinha está dormindo, e chega o Papai Noel).
(Som-Banda Ao vivo tocará uma música de natal, antes da entrada do Papai Noel).
(Depois da Banda Entrada do Papai Noel de fundo e bem lentamente)

Papai Noel- Oh, Oh Oh, Feliz Natal para você Garotinha, e para todas as crianças. Pensou que eu esqueceria do dia mais importante do Natal. Li a sua carta, e gostei bastante, não foi fácil chegar aqui, mais vim de treno e não demorou muito.
Tome esse presente, espero que goste, foi feito na fábrica do Papai Noel especialmente para você...
Agora tenho que ir embora, são muitas crianças no mundo todo que precisam de mim.
Tchau Garotinha e fique sempre feliz e não se esqueça do espirito do Natal. OhOhOh....

(Apresentação dos Alunos Atores no final da peça sobre a história do Natal)

(Autor da peça: Victor Hugo da Costa Leite)

QUE VENHA O ANO NOVO

Que venha o novo recheado de emoções e sentimentos. E que seja repleto de realizações e buscas novas, do novo que atrai e conquista.

O ano novo como o próprio nome diz, "quer dizer vida nova", então reflita sobre esse dia mágico, que pode sem dúvida trazer novos frutos, e algum conhecimento que você não tinha antes.

Pois a vida é um grande aprendizado, e estamos em constante ebulição. Rumo ao infinito de possibilidades.

Mais nunca esqueçamos do foco principal, o eixo de novas vidas, e que torneia nosso pensamento e reações posteriores.

Porque esses eixos irão dar o norte que precisamos para esse novo ano de 2014...

Feliz 2014 para todos, são os votos do "Projeto Teatro Victor", a todos e a todas...





Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O TEATRO DO ABSURDO

O "Teatro do Absurdo" começa em 1986, com a farsa de Alfred Jarry, Ubu Roi, que causa um grande escândalo, tantos por seus despropósitos, como por sua linguagem e intenções satíricas.

E continuada por Guillaume Apolinaire ( As Mamas de Teresias) pelos Surrealistas, mas vem a ter seu florescimento na França, especialmente com Eugene Ionesco ( nascido na Roménia, mas naturalizado Francês ), com obras como a lição, A cantora Careca, Os rinocerontes, dentre outras.Que valeram sua eleição, para membro da academia Francesa.

Outra grande expressão desse teatro é o irlandês Samuel Beckett, outro expatriado, que igualmente viveu em paris e escreve principalmente em Francês, e é autor de uma obra prima, "Esperando Godot", e do monodrama "A Ultima Gravação de krapp".

Já no Brasil, José Joaquim de campos Leão, Corpo Santo ( 1829-1883), tem sido considerado pela critica como um dos mais poderosos e imaginativos dramaturgos brasileiros de todos os tempos, e "um dos precursores do atual teatro do absurdo que tenham surgido, no mundo inteiro, no seculo passado".






Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

TEATRO DO GROTESCO

O movimento ocorrido na literatura dramática italiana do final da primeira guerra mundial em 1925, influenciado pelo EXPRESSIONISMO e, posteriormente, pelo surrealismo, o teatro do grotesco caracterizou-se por uma temática centralizada na oposição entre a aparência social e a realidade individual de cada um.

Quanto a forma, o principal traço foi a comicidade irônica e, por vezes, macabra que representava.

Seu principal líder foi Luidi Chiareli (1884-1947), autor de A Mascara e o Rosto, escrita em 1913 e encenada pela primeira vez em 1916. Na apresentação dessa peça, chiareli a definiu cohegaliana ao afirmar que o personagem não é sujeito e sim de forças econômicas ou sociais, às quais responde, e sem virtude das quais atua.







Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com 
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A QUESTÃO DO GRUPO NO TEATRO

No teatro o grupo é uma unidade, e tem que ser sempre pensado desta forma. Caso contrário veremos o não comprometimento de um ou dois, arruinar toda uma peça ou espetáculo.

Por isso vem da base do ator o comprometimento com aquilo que ele acredita e que está se comprometendo de fato, e o que ele acredita como verdade.

Caso o mesmo falte mais de uma vez, fica necessário a substituição definitiva desse ator ou atriz. De forma a não comprometer ainda mais o espetáculo ou encenação a ser realizada.
(Victor Hugo)






Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com 
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 
P/ Aulas de Teatro, Palestras, Conferencias e debates, com entrega de certificados validos em todo o território Brasileiro.


DEVERES DO ATOR

O Ator tem que ser paciente;
Tem que ser focado naquilo que busca;
Tem que saber controlar seu ânimo e suas emoções;
Tem que ter uma boa dicção e entonação de voz;
Tem que saber trabalhar o corpo e a mente em prol do personagem que executa;
Tem que sempre está em constante pesquisa, para o melhoramento de todos os aspectos que circundam o personagem na trama.
Tem que ser assíduo no horário;
E nunca faltar aos ensaios. Para o não comprometimento do grupo, e do espetáculo a ser encenado.
(Victor Hugo)






Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 
P/ Aulas de Teatro, Palestras, Conferências e debates, com entrega de certificados validos em todo o território Brasileiro.

O ESTÍMULO PARA O ATOR

A personagem, portanto para o ator, não passa de um estimulo, de uma provocação para a sua arte, da mesma maneira que algum estimulo serviu anteriormente para o dramaturgo imaginar a personagem na situações dramáticas que descreveu. O Ator, estimulado por essas indicações,vai usar o seu próprio corpo para tornar concreto e sensível o estimulo inicial. Se existe claramente um estimulo a ser realizado, por outro lado, as variantes de opções de concretização são tantas quantas as pessoas que tentarem realiza-ló. Ou seja, cada ator realizará sempre e necessariamente uma concretização pessoal, e portanto única.





Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com 
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

GORDON CRAIG

"Se eu tivesse que dirigir um jovem que quisesse interpretar Shakespeare...eu pegaria a peça ato por ato e,dentro de cada cena, em cada gesto, em cada som eu mostra-lhe-ia um espirito, o espirito que está latente. Depois dos rostos dos atores, nas suas vestimentas, no cenário com a ajuda da luz, da linha, da cor, do movimento, da voz e de todos os meios possíveis que dispomos...eu evocaria a presença desses espíritos".
(Gordon Craig)






Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com 
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PROJETO TEATRO VICTOR IRÁ MINISTRA AULAS NA ACADEMIA SUPERAÇÃO EM CHAPADINHA

A  Academia superação fica em cima do Boteco Bar em Chapadinha. Os interessados em participar, procurem a administração da Academia, pois estamos fechando turma.




Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo 
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO TEATRO NAS ESCOLAS PUBLICAS


A Importância no Ensino do Teatro nas Escolas Publicas:


A categoria do Teatro-Educação é mais recente no Brasil, mais sua reivindicação já era cogitada desde a década de 1950. O próprio termo arte educação já passou a ser empregado como proposta de lei: 5.672/71, porém o firmamento com a relação do teatro, como área de conhecimento, durou certo tempo para ser aplicado. 

Em Alguns países, o teatro chega a ser obrigatório no currículo, como em Portugal. No Brasil, a modalidade ainda não está coligada as unidades da rede publica como obrigatória, e sim, somente a algumas escolas privadas.

O Teatro é um campo onde se pode operar o aprofundamento da percepção, criando maneiras de analisar que podem mais tarde auxiliar na transformação humana, já que os grandes problemas da representação teatral não se distinguem dos grandes problemas da vida.

Desde os Tempos passados o teatro vem sendo abordado com o intuito de educar.

A Escola é um ambiente de conhecimento e aprendizagem, assim as artes como: A música, dança, pintura, literatura e o Teatro, passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança.

Quando trabalhado o teatro em sala de aula, podemos perceber o desenvolvimento do aluno em diversos níveis, tais como: criatividade, crescimento emocional e cognitivo.

O aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, desenvolve o vocabulário, oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, a ética, a interdisciplinaridade, incentiva a leitura, além de fazer com que o aluno coopere, se relacionado melhor com seus colegas, e adquirindo autoconfiança.

Então são inúmeras as vantagens em trabalhar o teatro em sala de aula.





Projeto Teatro Victor
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com
P/aulas em Escolas, Palestras, Conferências e Debates, com certificado com validade em todo o Brasil



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EM BREVE POSTAREMOS FOTOS E VIDEOS DAS APRESENTAÇÕES DE NATAL

Após o dia 21 de Dezembro começaremos a postar os videos e fotos das apresentações, bem como comentários do grupo de teatro, para o final do ano...




Projeto Teatro Victor 
Ator Profissional: Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com
P/ Aulas de Teatro, Palestras, Conferências, e com certificado com validade em todo território Brasileiro.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A PEÇA A HISTÓRIA DO NATAL SERÁ APRESENTADA NA URE CHAPADINHA DIA 21 DE DEZEMBRO

Então teremos uma transferência da Peça de Local, antes divulgada que seria na Praça do Povo. Agora será na URE Chapadinha:


Num momento de confraternização da URE Chapadinha, no dia 21 de dezembro de 2013. Teremos a apresentação da Peça: A História do Natal, para abrilhantar ainda mais o fechamento do ano.

Os alunos atores irão mostrar com maestria o que ensaiaram ao grande Público.

Horário: A partir das 20 hs
Dia: 21/12/2013
Local: URE Chapadinha, Bairro: Corrente Nº 1050



Projeto Teatro Victor
Ator Profissional-Victor Hugo
Tel. Contato: (98) 9152.6662
E-mail: projetoteatrovictor@gmail.com
Blog: www.projetoteatrovictor.blogspot.com 
P/ Aulas de Teatro, Palestras, Conferências e Debates, com entrega de certificados válidos em todo o território Brasileiro.