segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TEXTO DA PEÇA A HISTÓRIA DO NATAL DE AUTORIA DE VICTOR HUGO

A HISTÓRIA DO NATAL

Personagens:
Garotinha-Milena Rodrigues
Amiga Materialista- Pollyana Martins
Amiga Contra o Natal- Fernanda Soares
Papai Noel- Fernando Ferro
A Religiosa- Juliana Santos
O Mendigo- Willian Vieira

Sinopse
A peça conta a história do bom velhinho Papai Noel, e mostra como podemos ser solidários com o outro no natal, e porque não em todos os momentos da vida. Respeitando o próximo e sabendo trabalhar com as diferenças de pensamentos e atitudes adversas. Na encenação veremos um pouco de tudo.

TEXTO
1º ATO
(Entra a Garotinha na cena, refletindo sobre a história do Papai Noel, e sobre o Sonho de escrever para ele)
Garotinha- Como queria conhecer o Papai Noel, eu adoro o mundo do Natal, e tão divertido, tão mágico. Cada dia que chega o dia do Natal Sonho, com o bom Velhinho, indo na minha chaminé e entregando aquele lindo presente, cheio de alegria para dar.  
( Com voz de criança de 12 anos)
Amiga Contra o Natal- Minha amiga Garotinha, o Natal não existe, não passa de uma ilusão da sua cabeça, o seus pais vivem te iludindo o tempo todo... Amadure Menina Mimada. Não Vê que o Papai Noel, que tanto você fala, é um fruto de sua imaginação fértil... Risos............................... (Com um ar de superioridade, mais vazia por dentro).
Amiga Materialista- O que vale é o dinheiro minha amiga, o meu pai me da mesada todos os meses, e no Natal ele sempre aumenta minha verba para o dobro. Gosto de joias, brilho, fama, glamour e status bem. A Vida sem o lado Material não é nada. Quero muitos sapatos, muitas roupas de grife, o celular da moda e tudo mais que tenho direito pelo resto da vida. O Papai Noel não está com nada bem, O negocio hoje é ter o carro do ano, a casa maior que puder, e muitos bens sua besta... Risos..............................................................................................(Querendo mostrar que os bens matérias valem mais do que qualquer outra coisa)
Amiga Religiosa- Gente veja por outro lado, O Natal não é só Papai Noel, é também o Nascimento de Cristo, é o momento de nós comungarmos uns com os outros, de sermos mais amigos, mais fraternos, e mais respeitosos. Não Adianta ser contra ou a favor, o que de fato precisamos é de amor. Se todos se amarem e entenderem e respeitarem as diferenças, nunca iremos brigar e sempre estaremos em paz com nós mesmos e com o próximo. (Momento de reflexão, de se fazer entender, voz calma, e bastante pausada).
Garotinha- Escutei todos vocês. Mais continuo acreditando no Papai Noel, sei que preciso mandar uma carta para ele, e para isso preciso andar logo, senão chega o dia e nada. Vou escrever a carta agora, tenho que pegar a caneta e o papel. (Pensamentos)
Garotinha- (A Carta) Papai Noel, hoje é um dia especial, sei que meus amigos não colocam muita fé em mim, mais eu sim. Acredito no senhor, como um bom velhinho que não se esquece das crianças e que sempre entrega os presentes na data certa e todas as casas do mundo todo. Sei que tenho 12 anos de idade, e irei completar 13 anos na véspera do natal, mais você é uma pessoa bondosa, e quero ser igual ao senhor. Dá um beijo na mamãe Noel, e nos duendes da sua fabrica do Polo Norte tá... Até o Natal
Garotinha- Agora tenho que levar a carta até o correio...  Mãe... Vou levar uma carta até o correio aqui na rua, posso? (A Mãe só a voz, sem aparecer em cena) Pode minha filha, vá e volte logo, cuidado na rua e com estranhos viu...  (Garotinha) Está bem minha mãe, prestarei atenção...
Mendigo- Que mundo cão, eu cá pedindo e tanta gente comprando presente para seus filhos e filhas e ninguém olha para mim, nem para dar uma palavra amiga, parece que não existo. Cadê o Espirito do Natal... (Com uma certa Angustia por ser negado por todos)
Garotinha- (Ao passar para ir ao Correio da de cara o Mendigo) Meu Deus do céu, minha mãe disse para eu não falar com estranhos, para ir só para o correio e entregar a carta para o Papai Noel e pronto, mais não posso negar esse homem no chão, maltrapilho, todo sujo, e maltratado por todos, afinal estamos na véspera do natal...
Mendigo- Minha menina me ajude, preciso de sua contribuição...
Garotinha- Meu Pobre homem. No momento não tenho dinheiro para lhe ajudar, só tenho um trocado para mandar uma carta ao Papai Noel, mais quero lhe dizer algo. Você não está sozinho como pensa, existe um Deus na sua vida, e ele quer vê a sua melhora. Mais  precisa se esforçar e acreditar em si próprio.
Mendigo- Obrigado menina pelas belas palavras, não pensei escutar isso de uma menina tão jovem como você, mais isso me motivou mesmo, é o que estava esperando para dar um passo adiante.
Garotinha- Então vou indo.  Tenho que correr, minha mãe disse para eu não demorar muito. Tchau e boa Sorte.
(Chegada ao Correio)
Quero mandar uma carta endereçada ao Papai Noel no polo Norte...
(Saída dos Correios)
Ok. Obrigada, agora vou correndo pra casa...

2º ATO
(Véspera do natal, a Garotinha está dormindo, e chega o Papai Noel).
(Som-Banda Ao vivo tocará uma música de natal, antes da entrada do Papai Noel).
(Depois da Banda Entrada do Papai Noel de fundo e bem lentamente)

Papai Noel- Oh, Oh Oh, Feliz Natal para você Garotinha, e para todas as crianças. Pensou que eu esqueceria do dia mais importante do Natal. Li a sua carta, e gostei bastante, não foi fácil chegar aqui, mais vim de treno e não demorou muito.
Tome esse presente, espero que goste, foi feito na fábrica do Papai Noel especialmente para você...
Agora tenho que ir embora, são muitas crianças no mundo todo que precisam de mim.
Tchau Garotinha e fique sempre feliz e não se esqueça do espirito do Natal. OhOhOh....

(Apresentação dos Alunos Atores no final da peça sobre a história do Natal)

(Autor da peça: Victor Hugo da Costa Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário