quinta-feira, 7 de março de 2013

A MÚSICA, A DANÇA E O TEATRO COMO MEIO:

A música e a dança sempre tiveram intrinsecamente ligadas ao teatro como ferramente cênica de grande importância sensorial e de mudança de clima e de uma situação quaisquer. Contudo é muito importante saber usa-la no momento certo na hora certa que se pedi determinada sensibilidade e despudoramento na aplicabilidade da ação propriamente dita ou falado ou encenada.
O teatro sempre usou a música como fator que implica numa questão sentimental muito forte, e de mudança de ruptura, de características de uma cultura e de um povo.
Já a Dança traz por si só, uma leveza estética e ao mesmo tempo um ritual quase perto do xâmanico. Por trabalhar sempre em formas e em repetições que tragam a naturalidade, como principal trunfo da nova arte.
O teatro junta essas duas áreas de estudo, numa só chamada de artes cênicas e que envolve varias áreas do conhecimento numa coisa só no qual é atuar, interpretar e estudar textos, historias, teóricos  pensadores e pessoas que influenciaram uma época.
Com isso passamos boa parte de nosso tempo estudando e nos debruçando no conhecimento dos livros, como forma de externar toda a nossa sabedoria em palavras, em textos, em versos e em grandes espetáculos. Sendo esses em qualquer canto, na rua, no teatro Stanislavskiano burguês, no teatro de arena, no chamado teatro do Oprimido de nosso grande mestre Brasileiro o Augusto Boal. Dentre outros correlatos que influenciaram e influenciam a nossa cultura teatral e local. Desta forma transformando o meio e levando mais conhecimento através da arte como fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário